Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara aprova direito da gestante à anestesia no parto normal

Nova lei também permite que a mulher escolha o tipo de parto

Saúde|

Grávidas podem escolher anestesia até no parto normal, sugere lei
Grávidas podem escolher anestesia até no parto normal, sugere lei Grávidas podem escolher anestesia até no parto normal, sugere lei (Martin Valigursky/Getty Images/iStockphoto)

A Câmara de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (16), em segunda votação, projeto da vereadora Patrícia Bezerra (PSDB) que estabelece na rede municipal de saúde o direito da grávida à anestesia até mesmo no parto normal. A proposta regulamenta a realização de prerrogativas básicas da gestante, que fazem parte do atendimento do parto humanizado.

O anestésico no parto normal não é dado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), de acordo com a assessoria de Patrícia. Segundo a proposta aprovada, as gestantes também poderão optar por processos não farmacológicos para diminuição da dor. A nova lei assegura a toda gestante o direito ao Plano Individual de Parto, pelo qual poderá decidir pelo tipo de parto, anestesia, acompanhamento e monitoração cardíaco-fetal.

— O objetivo principal do projeto é acabar com uma grande injustiça que tem ocorrido na rede pública de saúde, o desrespeito aos direitos da gestante. O maior exemplo disso é a negativa de anestesia em casos de parto normal. É necessário um tratamento digno desde a entrada no hospital até o momento do parto, o único choro da mulher nessa hora tem de ser o de emoção.

Preços dos luxos oferecidos pelas maternidades se comparam aos de hotéis cinco estrelas

Publicidade

A arte das fotos de nascimento: fotógrafas se especializam em partos

Pela proposta, os hospitais da capital paulista também terão um protocolo para assegurar a todas as grávidas o direito a escolher um acompanhante no parto, o que é garantido por lei federal mas descumprido em 64% dos casos no País, segundo pesquisa da Rede Cegonha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.