Carrapatos podem causar febre, alteração nervosa e até morte
Parasitas estão em todos em todos os locais, de acordo com especialista
Saúde|Do R7

Carrapatos parecem inofensivos, mas são parasitas que ao picar o ser humano podem transmitir diversas doenças, como a febre maculosa, além de provocar raqueza, depressão, alterações nervosas e, se não tratadas, podem levar à morte.
A médica veterinária Isabela Coudry alerta que os carrapatos devem ser eliminados dos locais próximos aos seres humanos e diz que cada vez mais eles habitam as residências, independente da classe social.
— Ao contrário do que muitos pensam, os carrapatos vivem nos ambientes e não nos animais. Os carrapatos podem subir muros e paredes, vindos da vizinhança, e uma fêmea pode colocar até 4.000 ovos de uma só vez.
Proteína na saliva de carrapato pode reduzir tumores cancerígenos, aponta estudo
Estudo
Um estudo realizado recentemente pelo Instituto Butantan indica que uma proteína presente na saliva do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode reduzir tumores cancerígenos, sobretudo dos tipos melanoma, de pâncreas e renal. De acordo com a coordenadora do estudo, Ana Maria Tavassi, os pesquisadores buscavam, inicialmente, encontrar capacidade anticoagulante na saliva do animal, mas perceberam que a proteína também agia diretamente nas células.
— Fizemos estudos em células normais e tumorais. A proteína não exercia ação em células normais, mas tinha uma atividade capaz de matar as células tumorais.