Casos de malária caem 38% no país, segundo Ministério da Saúde
País registrou 31 mil casos este ano contra 51 mil no mesmo período do ano passado; nesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia Mundial da Malária
Saúde|Deborah Giannini, do R7
Nesta quinta-feira (25), Dia Mundial da Malária, o Ministério da Saúde divulgou que os casos da doença no país diminuíram 38% em relação ao ano passado.
Neste ano, foram notificados 31 mil novos casos da doença. No mesmo período do ano passado, eram 51 mil. O país registrou cerca de 194 mil casos da doença em 2018 e número similar em 2017, sendo 19 mil casos só no Amazonas.
Leia também: Sarampo é mais crítico que malária e incidente em bebês no Amazonas
A pasta, que lançou nesta quinta-feira (25) uma campanha publicitária com o objetivo de divulgar informações sobre a prevenção da malária, atribuiu a queda dos números à integração das ações entre o governo federal e Estados e municípios.
Segundo o Ministério, o público-alvo da campanha são nove Estados nos quais a doença é endêmica: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão.
“O objetivo do Ministério da Saúde é alertar a população da região sobre a responsabilidade do cidadão na redução da transmissão da doença, da importância do diagnóstico em tempo oportuno e da importância do tratamento completo”, afirmou Cassio Peterka, coordenador-geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária do Ministério da Saúde, por meio de nota.
Nesta terça-feira (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o lançamento da primeira vacina contra malária do mundo. O primeiro país a receber o imunizante, como programa-piloto, será o Maláui.
A vacina, conhecida como RTS, S será disponibilizada para crianças de até 2 anos de idade. Os próximos países a receberem o imunizante serão Gana e Quênia.
Saiba mais: Primeira vacina contra malária será lançada no Maláui, anuncia OMS
São estimados 219 milhões de casos de malária no mundo, sendo que 435 mil evoluíram para morte. Segundo a OMS, a população mais vulnerável são crianças menores de 5 anos, representando 61% das mortes.
Leia também: Rio de Janeiro notifica cinco casos de Malária 'importada' de Moçambique
A malária é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Anopheles infectado pelo parasita Plasmodium. Entre os principais sintomas estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, segundo o Ministério da Saúde. A mortalidade na região Amazônica, onde ocorre mais de 95% dos casos, é baixa devido ao conhecimento dos sintomas da doença, que é rapidamente diagnosticada e tratada.
Você sabe identificar quais doenças esses mosquitos transmitem?