Clima quente pode provocar inchaço nos pés. Saiba como evitar
Especialista explica quando o inchaço é apenas reflexo do calor e quando pode ser sinal de problema de saúde, como trombose e insuficiência renal
Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

O clima quente é uma das principais causas de inchaço nos pés. De acordo com o cirurgião vascular Caio Focassio, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, isso ocorre porque as veias se dilatam, aumentando o trabalho das veias de fazerem o sangue retornar ao coração.
A vasodilatação pode fazer, também, com que os pés fiquem um pouco mais avermelhados e, em pessoas com maior propensão, pode provocar um edema (acúmulo de líquidos).
Leia também: Especialistas explicam os efeitos no corpo do 'supercalor' do verão
"Cerca de 70% dos casos de inchaço dos membros inferiores ocorre por algum problema vascular. Se a pessoa já tem insuficiência venosa, como as varizes, somada à vasodilatação, o problema pode ser acentuado no verão", afirma o médico.
Veja também: Fala Brasil dá dicas para evitar o inchaço e desconforto nas pernas durante o verão
Entretanto, o sistema vascular não é o único a causar inchaço. Focassio explica que a insuficiência renal, que seria a principal causa de retenção de líquidos, e insuficiências cardíacas também podem gerar inchaço.
A trombose também pode causar inchaço, mas seria apenas na perna afetada na maioria dos casos. "Esse problema ocorreria com a formação de um coágulo nas veias, impedindo que o sangue volte ao coração. Mas, como geralmente ocorre só de um lado, o outro continuaria normal e sem inchaços", afirma o médico.
Leia também: Trombose é mais frequente em homens acima de 40 anos
A trombose também não estaria ligada ao calor, podendo ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer clima ou temperatura.
O especialista afirma que para que o inchaço melhore, as pessoas afetadas devem manter atividades físicas, se manterem hidratadas e, sempre que possível, elevar os pés, de maneira a facilitar o retorno sanguíneo.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini
Pernas e pés inchados? Veja como evitar a retenção de líquidos:
Drenagem Linfática Massagem com movimentos suaves e precisos, que atua no sistema linfático, Diminui edemas, auxilia na eliminação de toxinas e melhora a nutrição das células. É indicada ainda para o pré e o pós-operatório em cirurgias plásticas e t...
Drenagem Linfática Massagem com movimentos suaves e precisos, que atua no sistema linfático, Diminui edemas, auxilia na eliminação de toxinas e melhora a nutrição das células. É indicada ainda para o pré e o pós-operatório em cirurgias plásticas e também tem efeito relaxante Como é: a drenagem se inicia com a estimulação dos gânglios principais, com movimentos de bombeamento realizados nas virilhas, axilas atrás do joelho e nos pés. Em seguida, inicia-se a combinação dos movimentos em forma de bracelete e movimentos ondulatórios para captação da linfa e direcionamento aos linfonodos. Intensidade: Leve. Não se deve pressionar, mas sim estimular o sistema linfático através de movimentos suaves e precisos melhorando a diurese consequentemente eliminando as toxinas que dificultam o bom funcionamento do organismo






















