Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça os benefícios e os malefícios do sal em nosso corpo

Consumido de forma moderada, óbitos por AVC podem diminuir em até 15%

Saúde|

O papel do sal em nosso organismo é da maior importância. Ele colabora no bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células. Só que, como tudo na vida, precisa haver um equilíbrio.

Consumido em excesso, o sal provoca alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água. Com isso, coração e rins ficam sobrecarregados, principal causa da hipertensão.

A doença prejudica a flexibilidade das artérias e ataca vasos, coração, rins e cérebro. Quando o sangue circula com pressão elevada, acaba por causar lesões na fina camada que recobre os vasos, causando endurecimento e entupimento nos mesmos, podendo vir a se romper com o passar do tempo.

Quando os vasos entopem no coração podem vir a causar doenças graves que vão do infarto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nos rins a filtração no sangue pode vir a ser alterada, causando até a paralisação dos órgãos.

Publicidade

Por isso é que os médicos e especialistas insistem tanto na necessidade de diminuir a ingestão de sal. A quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de menos de cinco gramas por pessoa.

Brasileiro vai ingerir menos sal nos alimentos

Publicidade

Você sabe quais doenças são provocadas pelo excesso de sal nos alimentos?

Mas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os brasileiros consomem uma média de 12 gramas diárias. Consumido de forma moderada, óbitos por AVC podem diminuir em até 15%, por infarto 10% , aumentando a expectativa de vida em até quatro anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.