Coronavírus pode se tornar endêmico; saiba o que isso significa
Covid-19 pode se tornar doença endêmica e permanecer em meio à população, como hiv, gripe comum e sarampo
Saúde|Do R7, com agências de notícias
O diretor de Emergências de Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, falou nesta quarta-feira (13) que o novo coronavírus pode se tornar endêmico e, portanto, "nunca ir embora".
Leia também: Quais são as diferenças entre os sintomas da dengue e da covid-19?
Tornar-se uma doença endêmica significa que a covid-19 pode ser mais uma das enfermidades que acometem a população e nunca desaparecem totalmente, como acontece com a gripe, o sarampo e até mesmo o hiv, causador da aids. Trata-se de uma situação diferente da gripe espanhola, que nunca mais se repetiu após ter causado uma pandemia no início do século 20.
Leia também
Usar sapatos dentro da casa pode aumentar risco de contaminação?
Entenda por que novos sintomas da covid-19 estão surgindo
Coronavírus: projeções mostram contágio maior, mas letalidade menor
Coronavírus: número de mortes no Reino Unido pode ser quase o dobro do oficial
Coronavírus: o 'mistério' da única região sem casos de covid-19 no Japão
Ryan disse, ainda, que é difícil projetar quanto tempo o novo coronavírus vai permanecer na sua atual circulação, já que estudos apontam que a porcentagem da população que se infectou ainda é relativamente baixa.
Uma doença pode ser classificada das seguintes formas:
Surto: Ocorre quando há um aumento repentino no número de casos de uma doença em uma região específica.
Epidemia: Caracterizada pelo surgimento de surtos em diversas regiões. Sejam diversos bairros em um município, diversas cidades em um estado ou muitos estados de um país.
Pandemia: Quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta, e é encontrada em continentes distintos, a situação passa a ser considerada uma pandemia.
Endemia: Não leva em conta o número de casos, mas, sim, a frequência ao longo do tempo. Uma doença é considerada endêmica quando ocorre por um período estendido em um mesmo local, podendo ser sazonal ou não. No Brasil, a febre amarela é considerada endêmica na região Norte, já a dengue é considerada endêmica em certos períodos do ano.
Máscaras contra covid-19: veja erros e acertos ao se proteger