Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuecas apertadas diminuem a fertilidade masculina, diz estudo

Estudo realizado pela Universidade Harvard mostra que homens que usavam samba-canção tinham maiores chances de fertilizar um óvulo

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Quem usou cueca boxer apresentou menor fertilidade
Quem usou cueca boxer apresentou menor fertilidade Quem usou cueca boxer apresentou menor fertilidade

Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard em conjunto com a Clínica de Fertilidade do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, constatou que homens que usam cuecas mais largas possuem maior concentração de espermatozoides.

A pesquisa, publicada na revista Human Reproduction, sugere que determinados tipos de cueca que sejam muito apertadas podem inibir a produção de espermatozoides.

O estudo, que contou com a participação de quase 660 homens entre 32 e 39 anos que buscavam tratamento para fertilidade, coletou amostras dos sêmens dos participantes e contou com um questionário sobre o tipo de cueca que usaram nos três meses anteriores, como boxer e samba-canção.

Leia também: Falta de parceiros leva mulheres a congelarem os óvulos

Publicidade

Segundo Lidia Mínguez-Alarcón, principal autora do estudo e pesquisadora de Harvard, os resultados podem ajudar casais que buscam engravidar com apenas uma mudança simples.

Entre os participantes, 53% usavam samba-canção, e as análises mostraram que aqueles que usavam esse tipo de cueca tiveram 25% mais espermatozoides do que aqueles que usavam cuecas mais justas, como as boxers. Os homens que usavam cuecas samba-canção também tinham maior taxa de espermatozoides capazes de fertilizar um óvulo.

Publicidade

Os pesquisadores também coletaram amostras de sangue de cerca de 300 participantes, e as análises mostraram que aqueles que usavam samba-canção tinham 14% menos hormônio folículo estimulante (FSH). Este hormônio está relacionado com a sinalização de quando o corpo necessita intensificar a produção de espermatozoides.

Leia também: Saiba como fazer fertilização in vitro de graça em São Paulo

Publicidade

Esse resultado sugere que os homens que usam cuecas mais apertadas possuem maior contagem de FSH como maneira compensatória para aumentar a produção de espermatozoides para aumentar a fertilidade.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Gianinni

Dificuldade para engravidar? Saiba o que pode interferir na fertilidade:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.