Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Doença que afeta filho de Leonardo é incurável e causa dores intensas

Cantor Zé Felipe, 21, revelou sofrer de espondilite anquilosante, doença ligada à imunidade que provoca inflamações nas juntas e crises de dor

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Doença pode ser controlada com remédios e fisioterapia
Doença pode ser controlada com remédios e fisioterapia

Recentemente, o filho do cantor Leonardo, o também cantor Zé Felipe, de 21 anos, revelou sofrer de uma doença que causa dores intensas: a espondilite anquilosante.

Trata-se de uma condição rara e difícil de ser diagnosticada, já que não existe um exame específico que aponta o problema, segundo o ortopedista Fabiano Nunes Farias, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Por causar inflamações nas juntas (artrite), principalmente no esqueleto axial (pescoço até o quadril), pessoas com espondilite têm crises de dor.

"Quando está em crise, tem um quadro incapacitante, dá muita rigidez, não consegue se mexer direito", ressalta o médico.


No entanto, por ser uma doença que atinge o corpo inteiro, há possibilidade de outras manifestações, incluindo inflamações nos olhos (uveíte); inflamações nos vasos do coração; doenças de pele, principalmente psoríase; e inflamações no intestino. 

Leia também: Compressa quente ou gelada? Saiba quando usar cada tipo


As causas são desconhecidas, porém, sabe-se que está relacionada com a imunidade do próprio paciente. Não há cura para espondilite, apenas o tratamento com objetivo de diminuir as crises.

"Existe o tratamento com anti-inflamatório, que é para melhorar os sintomas, exercícios fisioterápicos e existem alguns remédios que ajudam a controlar essa doença e que agem basicamente na parte imunológica do indivíduo", acrescenta o ortopedista.


A doença é mais comum em homens entre 20 e 40 anos. O mais importante, observa Farias, é que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

"Se demora muito para tratar, vai estragando a articulação. Se você deixa estragar demais, tem artrose, um desgaste na junta que não tem volta."

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito para essas e outras doenças reumáticas, com medicamentos e terapia física.

Leia também: Projeto facilita aposentadoria para portadores de fibromialgia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.