Em 10 anos, mortes por câncer de colo do útero aumenta 30% no Brasil
Ministro da Saúde ressalta a importância da vacinação contra o HPV
Saúde|Do R7
O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012. Isso é o que mostra o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Segndo o ministro da saúde, Arthur Chioro, Dentre todos os tumores, o do colo do útero está entre os que mais matam mulheres no Brasil.
― Mas essa realidade pode mudar se todas as meninas de 11 a 13 anos forem vacinadas contra o HPV. Só a primeira dose não garante a imunização, é importante que os pais ou responsáveis levem suas filhas de 11 a 13 para tomar a segunda dose da vacina.
O levantamento mostra o câncer do colo do útero como o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. Embora o número de óbitos tenha aumentado, o Atlas mostra uma queda de 6,34% na taxa de mortalidade, que é a proporção do número de mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Em 2002, foram registradas 5,04 mortes para cada 100 mil mulheres, contra 4,72 mortes para cada 100 mil mulheres, em 2012. Os dados são do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade).
Novo tratamento erradica câncer de colo de útero em duas pacientes
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo do documento é auxiliar aos usuários, em especial os profissionais de saúde pública, no planejamento e avaliação das ações necessárias à prevenção e ao controle do câncer. Com a vacinação contra HPV, o Brasil pode ter sua primeira geração de mulheres livres deste tipo de câncer.
"Vacina contra HPV é altamente segura", garante especialista