Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em 5 dias, mortos por covid-19 aumenta mais de 50% em 13 estados

Número de mortes disparou nestes estados que também já começam a sofrer com a saturação do sistema de saúde para tratar casos graves da covid-19

Saúde|Márcio Neves do R7

No Amazonas, número de mortos disparou frente ao número de casos da covid-19
No Amazonas, número de mortos disparou frente ao número de casos da covid-19

Ao menos 13 estados viram o número de mortos por covid-19 aumentar mais de 50% em um período de cinco dias, revela levantamento feito pelo R7 em dados publicados pelo Ministério da Saúde, até este domingo (19).

Leia mais: Brasil recebe quinto avião com insumos vindos da China para combater covid-19

Os dados revelam ainda que em dois estados que tiveram um crescimento grande no número de mortes, as vítimas fatais deram um salto em relação ao número de casos.

No Amazonas, por exemplo, o número de casos confirmados da doença cresceu 38%, enquanto o de mortes foi de 61%. Já no estado do Rio de Janeiro, o número de casos confirmados da doença cresceu 32%, enquanto o de mortes foi de 53%.


Nos outros estados, a proporção entre casos confirmados e mortes tem uma tendência que oscila entre 5% e 10%.

Tocantins teve um salto drástico, pois registrou a primeira morte no período
Tocantins teve um salto drástico, pois registrou a primeira morte no período

Saturação do Sistema de Saúde


Em oito estados, Acre, Amazonas, Amapá, Ceára, Espiríto Santo, Pará, Pernambuco e o Rio de Janeiro, o número de casos confirmados ultrapassa a quantidade de leitos de UTI públicos e privados disponíveis, o que indica uma possibilidade severa de sobrecarga do sistema público de saúde em tratar eventuais pacientes de covid-19 confirmados que venham a ter o quadro de saúde agravado.

Já nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Rondônia, apesar do número de casos crescer consideravalmente, acima de 40% no período e o número de mortes também ter saltado, o sistema de saúde também está em estado de atenção, pois o número de casos já ultrapassa 50% dos leitos de UTI estados, com uma tendência de sobrecarga nos próximos dias.

Apenas o Tocantins ainda tem um número de casos, considerado confortável, segundo as recomendações do Ministério da Saúde, frente ao total de casos registrados até o momento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.