EUA têm dobro do número de casos por coronavírus que a China
Com 164 mil casos e mais de 3.100 mortes, país é o novo epicentro da doença. Nova York é o estado mais afetado, com mais de 67 mil infectados
Saúde|Do R7
Os Estados Unidos passaram nesta terça-feira (31) da marca dos 164 mil casos de coronavírus no território, tendo agora o dobro de infectados que a China, berço da doença, que estabilizou o número de infectados na casa dos 82 mil, segundo dados da Universidade de Medicina Johns Hopkins.
Os EUA se tornaram o epicentro da doença e são o país com o maior número de casos no mundo e já somam mais de 3.100 mortes. A Itália, que tem o maior número de mortos, com 11.591 fatalidades, tem mais de 101 mil casos confirmados da doença.
Leia também
Apesar dos alertas e avisos vindo da Ásia e da Europa, o governo de Donald Trump demorou para se posicionar contra o coronavírus e estabelecer medidas de segurança pública para a contenção da doença. A decisão de instaurar quarentenas parte do governo local de cada estado e nem todos estão participando das medidas de isolamento.
Nova York é o estado com o maior número de casos, com mais de 67 mil, segundo dados coletados pela NPR, e mais de 1.200 mortes. No final de semana, a cidade de Nova York recebeu um navio-hospital das Forças Armadas para conseguir atender os doentes, já que os hospitais estão sobrecarregados.
Enquanto os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano são compilados apenas uma vez no dia, o mapa da Johns Hopkins é atualizado quase em tempo real com informações vindas da OMS e de governos locais de cada país, contando também o número de casos diagnoticados, mas não necessariamente testados.