Exame de sangue em fase de testes é capaz de identificar 50 tipos de câncer, sugere estudo
Análise em desenvolvimento foi capaz também de identificar local da doença em cerca de 85% dos casos
Saúde|Do R7
Um exame de sangue em desenvolvimento pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, se mostrou promissor ao identificar cerca de 50 tipos de câncer e com uma precisão do local afetado em 85,2% dos testes realizados.
O estudo envolveu 6.238 pacientes acima de 18 anos, residentes na Inglaterra e no País de Gales, que foram submetidos aos exames tradicionais de identificação de câncer, com ou sem sintomas específicos, como perda de peso, alterações intestinais, sangramento pós-menopausa, sangramento retal, anemia e dores abdominais.
Os participantes forneceram, também, amostras de sangue, das quais o DNA foi isolado e testado.
Para a análise, 5.461 foram considerados avaliáveis. Destes, 368 foram diagnosticados com câncer por meio dos testes padrões. Os carcinomas mais diagnosticados foram colorretal, pulmão, útero, esôfago-gástrico e ovário.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Já o teste sanguíneo identificou a doença em 323 pessoas, das quais 244 ainda não haviam recebido o diagnóstico. A sensibilidade geral dos testes foi de 66,3%, sendo menor em cânceres de estágio I (24,2%) e maior no estágio IV (95,3%).
Os resultados do estudo serão apresentados na conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e publicados na revista The Lancet Oncology, na qual já foram aceitos.
Cansaço, caroços e dores inexplicáveis: conheça os sinais que podem indicar um câncer:
" gallery_id="645d2065ca9084e0b2001ec0" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/exame-de-sangue-em-fase-de-testes-e-capaz-de-identificar-50-tipos-de-cancer-sugere-estudo-02062023"]