Faltam 976 mil crianças serem vacinadas contra pólio e sarampo
Campanha de vacinação foi prorrogada até dia 14 em 17 Estados brasileiros que não atingiram a meta de cobertura vacinal de 95%, segundo Ministério
Saúde|Deborah Giannini, do R7

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) que faltam 976 mil crianças serem vacinadas contra o sarampo e a pólio. A campanha de vacinação, com final previsto para a última sexta-feira (31), foi prorrogada até dia 14 em 17 Estados brasileiros que não atingiram a meta de cobertura vacinal de 95%, segundo o governo.
Até o momento, 10 milhões de crianças dentro do público-alvo, entre 1 e 4 anos, estão imunizadas no país contra as duas doenças, o que corresponde a 91,3%.
Leia também: Tire suas dúvidas sobre o sarampo
“A recomendação é que Estados e municípios façam busca ativa para garantir que as crianças sejam vacinadas”, informou o Ministério por meio de nota.
Os Estados que atingiram a meta de vacinação são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Sergipe, Goiás, Paraíba, Maranhão e Ceará atingiram a meta de vacinação do Ministério da Saúde.
O Rio de Janeiro permanece com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Piauí, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte e São Paulo.
O Ministério ressalta que a campanha deste ano é indiscriminada, portanto, todas as crianças dentro da faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.
Leia também: Brasil tem 8 mortes e mais de 1,5 mil casos de sarampo, diz Ministério
A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, já o sarampo havia sido eliminado em 2016, mas voltou a ser registrado este ano.
A vacina contra o sarampo engloba duas doses. A primeira dose é da tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola e deve ser dada logo após a criança completar 1 ano. A segunda dose é a tetraviral, que inclui a proteção à varicela (a catapora), aos 15 meses (1 ano e três meses de vida).
Já a imunização contra a poliomielite é composta por cinco doses de vacina. As duas primeiras doses, aos 2 e 4 meses de idade, são injetáveis. As outras três, aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, são por via oral, as famosas gotinhas.
Manchas vermelhas no corpo? Saiba diferenciar sarampo de catapora:
Como proteger o bebê menor de 1 ano contra o sarampo? Kfouri explica que crianças abaixo de 1 ano estão protegidas do sarampo pelos anticorpos transmitidos pela mãe durante a gestação. Mas, no caso de surtos de sarampo, como ocorreu no Amazonas e em Ro...
Como proteger o bebê menor de 1 ano contra o sarampo? Kfouri explica que crianças abaixo de 1 ano estão protegidas do sarampo pelos anticorpos transmitidos pela mãe durante a gestação. Mas, no caso de surtos de sarampo, como ocorreu no Amazonas e em Roraima no ano passado, a indicação de vacinação cai de 1 ano para 6 meses de vida, o que ainda não ocorreu em São Paulo, que passa por surto atualmente





















