Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiocruz vai produzir mosquitos com bactéria que impede transmissão da dengue

Ação envolve autoridades sanitárias e empresa e busca reduzir a incidência de arboviroses, como zika e chikungunya, também

Saúde|Do R7

Mosquitos infectados por Wolbachia diminuiriam a transmissão de arboviroses
Mosquitos infectados por Wolbachia diminuiriam a transmissão de arboviroses Mosquitos infectados por Wolbachia diminuiriam a transmissão de arboviroses

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o WMP (World Mosquito Program) firmaram uma parceria que aumentará o acesso do país aos mosquitos com Wolbachia, método que reduz a incidência de dengue, chikungunya e zika por meio da implantação da bactéria — que recebe o mesmo nome do método — nos insetos, impedindo a transmissão das doenças.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), em Brasília, a autoridades de saúde do país e de líderes globais e locais da WMP.

Maquete 3D mostra projeto da fábrica que deverá iniciar produção em 2024
Maquete 3D mostra projeto da fábrica que deverá iniciar produção em 2024 Maquete 3D mostra projeto da fábrica que deverá iniciar produção em 2024

O método Wolbachia, que é financiado pelo Ministério da Saúde no Brasil, será ampliado, com a construção de uma fábrica, com local ainda indeterminado, que terá a capacidade de produção de 100 milhões de mosquitos semanalmente. A previsão é que a indústria já entre em operação no início de 2024.

"Poderemos ampliar nossa atuação no Brasil e proteger muito mais pessoas nos próximos anos”, afirmou o pesquisador da Fiocruz e líder do WMP Brasil, Luciano Moreira, em nota oficial.

Publicidade

Leia também

Scott O'Neill, CEO da WMP Global, afirmou no evento que a disposição brasileira sobre o método pode auxiliar mais 129 países que sofrem com doenças como a dengue. 

Método Wolbachia

O método Wolbachia foi descoberto por cientistas da Monash University, em Melbourne, na Austrália, e pelo coordenador do Programa no Brasil, Luciano Moreira, pesquisador da Fiocruz, e consiste em introduzir nos mosquitos a bactéria de mesmo nome do método.

Publicidade

A Wolbachia é encontrada naturalmente em cerca de 50% de todas as espécies de insetos e impede a transmissão das arboviroses, e seu sucesso se dá pelo modo como ela manipula a reprodução dos insetos que já são infectados por ela.

Assim, a reprodução dos mosquitos que têm Wolbachia transmite às novas gerações a bactéria, aumentando o número de insetos que a possuem e diminuindo a incidência de dengue, zika e chikungunya.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.