Veja 5 dicas para evitar doenças infecciosas após usar banheiro químico no Carnaval
Foliões devem estar atentos até ao uso de celular nesses espaços, que são repletos de vírus e bactérias danosas à saúde
Saúde|Do R7
![O Carnaval é sinônimo de alegria e descontração para muitos brasileiros. A festividade é um momento de harmonia, mas também requer cuidados, especialmente com os banheiros químicos.
Os espaços, que são compartilhados por centenas de foliões, acabam facilitando a incidência de infecções fecal-orais, que acontecem quando algum conteúdo das fezes entra em contato com a boca.
"Doenças transmissíveis pelo banheiro são sempre aquelas relacionadas à infecção fecal-oral. Por exemplo, há vários vírus [nesses locais], do ponto de vista intestinal, como enterovírus, rotavírus, entre outros, que causam diarreia, resfriado etc. E as bactérias, [que causam] as doenças básicas: salmonela, febre tifoide, enterobactérias E. coli, além da hepatite A", alerta João Prats, médico infectologista da BP — Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Portanto, os foliões devem se prevenir antes de ir aos bloquinhos para evitar esses contratempos](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/BN6PVTXTJFLZNFIRFJWI4Q42WI.jpg?auth=c9fa2f03acfbbda5749ebaca5f73a3659f6b903e9c6df1ee459f171ffbd8a3fd&width=1500&height=1000)

![2. Álcool em gel
O álcool em gel tem de ser o seu maior aliado durante o Carnaval — e em outras diversas ocasiões. O produto é ideal para realizar a limpeza das mãos, além de ser barato e portátil.
"Se você não higienizar as mãos, pode pegar essas doenças [mencionadas anteriormente], principalmente as bactérias enteroinvasivas", alerta o infectologista.
O álcool em gel deve ser utilizado logo após o uso do banheiro — depois de abrir a porta — e antes de comer ou beber alguma coisa.
"A higiene das mãos depois [do banheiro] tem de ser impecável. E o álcool em gel é muito bom nesse sentido. Mas tem que lembrar que, para você usar o álcool em gel, não pode ter resíduo físico na sua mão; então, se sujou a mão, se ela está manchada, você precisa tirar esse material, limpar ou lavar a mão, e depois passar o álcool em gel", explica Prats](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/PWLI2J7D75LEXHSDQSHVDPVOMM.jpg?auth=0043ee89a356e4fe03163dbec7b2f5215c7cdc9772c76d0aa9eefe0c11b22c61&width=1500&height=1000)

![4. Papel higiênico
Outro produto que cabe na bolsa e é essencial durante o Carnaval é o papel higiênico. Além da sua principal função — limpeza após a realização das necessidades básicas —, ele pode ser utilizado para cobrir o assento sanitário antes do uso.
"O cuidado nos banheiros tem que ser dobrado. Então tenha um lenço umedecido ou um papel [na bolsa]", aconselha Prats](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/DG7SXE7PUNOVDJIOCV5NGHNI4M.jpg?auth=cd87a2eadc8dc77199a8c7cb5daf5eede764a4d121dc0f67e50a1c1ddf497303&width=1500&height=1000)

Últimas

Veja imagens do primeiro dia de ação de mutirão para vacinação de povos indígenas
O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (13) o MVPI (Mês de Vacinação dos Povos Indígenas) de 2024. Segundo a pasta, a previsão é que mais de 130 mil indígenas sejam imunizados com vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Entre elas, estão a BCG, poliomielite oral, HPV e tríplice viral (veja lista completa abaixo). A primeira ação aconteceu na Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, próxima a Oiapoque, no Amapá, e contou com a presença da ministra Nísia Trindade.

Mais qualidade de vida em 2024? Confira sete dicas para começar o ano com saúde e bem-estar
Rotina saudável inclui boa noite de sono, ingestão de nutrientes essenciais para o corpo humano e eliminação de hábitos nocivos

'Pônei-terapeuta' ajuda pacientes em cuidado paliativo na Rússia
Dietrich, de 23 anos, têm visitado hospitais de Moscou há mais de um ano; contato com animais ajuda a aliviar estresse e solidão

É possível manter a dieta no Natal? Especialistas dão dicas para aproveitar a refeição sem prejuízos
Restrição alimentar pode causar sentimento de culpa e baixa adesão ao regime

Sumiço de Marcelinho Carioca e medida que ameaça preço das geladeiras marcam a semana
Relembre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, na semana entre os dias 17 e 23 de dezembro de 2023

Em 2023, tratamento de Alzheimer avançou com alerta sobre bebidas alcoólicas e exercícios físicos
Relembre descobertas e cuidados que prometem ajudar no tratamento e na prevenção dessa e de outras demências

Em 2023, luta contra o câncer ganhou ajuda de remédio popular, injeção e terapia inovadora
Relembre descobertas e cuidados que foram notícia neste ano e prometem ajudar no tratamento e na prevenção da doença

Preta Gil, Bruce Willis e Kayky Brito são famosos que enfrentaram em 2023 graves problemas de saúde
Casos com celebridades jogam luz sobre quadros raros e comuns e servem de alerta para exames de rotina e cuidados com o corpo

Transplante do Faustão, adoçantes perigosos e fim da pandemia: veja o que foi assunto em saúde em 2023
Caso de tripulantes do submarino Titan e reação alérgica de jovem que cheirou pimenta também repercutiram; relembre histórias

Ondas de calor demandam cuidados; veja como se manter saudável com a amplitude térmica
Variação de temperatura pode causar efeitos adversos no organismo, inclusive choques térmicos em mudanças bruscas de ambientes

Unha encravada: veja como evitá-la e conheça sete dicas para aliviar a dor
Problema comum pode provocar pus e evoluir para infecções se não for tratado adequadamente

Manutenção da desoneração, alta da inflação e aprovação de Dino para o STF marcam a semana
Relembre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, na semana entre os dias 10 e 16 de dezembro de 2023

Não vive sem o celular? Conheça os efeitos do aparelho na saúde
Especialistas explicam como o uso do celular interfere na mente, nas articulações, na visão e no sono; aparelho também é foco de bactérias

Crescimento inesperado do PIB e afundamento do solo em Maceió marcam a semana
Relembre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, na semana entre os dias 3 e 9 de dezembro de 2023

Problema de estômago? Veja alimentos que podem fazer mal e você não sabia
Determinados ingredientes podem irritar a superfície do estômago, causando ou piorando problemas já existentes
