-
Com a chegada do Natal e Ano-Novo, as celebrações se tornam comuns nas casas brasileiras. Ceias fartas, alimentos açucarados, como panetone, e bebidas alcoólicas fazem parte das comemorações, mas também exigem um cuidado especial com a saúde oral.
Além de ser uma época com aumento da incidência de tombos e traumas na região dentária, a pessoa pode ter incômodos desnecessários, como uma gengivite e uma sensibilidade aumentada.
"[Pode ter uma] dor de dente fora de hora. Por exemplo, às vezes, um processo infeccioso associado à região onde está nascendo o terceiro molar [dente do siso], pode ser exacerbado se você não fizer uma boa higiene oral durante vários dias consecutivos", alerta o cirurgião bucomaxilofacial Gabriel Pastore, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Para evitar essas intercorrências, há seis cuidados básicos que podem ser tomados -
1. Escove os dentes após as refeições e antes de dormir
Os cuidados básicos com a saúde oral não devem ser negligenciados durante as comemorações, especialmente após as refeições e antes de dormir.
De acordo com o Guia de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, a escovação é a principal forma de prevenir a formação de placa bacteriana, cárie, cálculo dentário e doenças da gengiva.
Pastore recomenda que ela seja feita três ou quatro vezes ao dia ou após cada refeição -
2. Use fio dental
A utilização do fio dental garante que a placa bacteriana acumulada entre os dentes, e que não é alcançada pela escovação, seja removida e não cause inflamações comprometedoras à saúde bucal.
O uso deve ser incentivado entre crianças, adolescentes, adultos e idosos para evitar doenças periodontais e mau hálito, por exemplo. Segundo o Ministério da Saúde, a forma correta é enrolar cerca de 40 cm de fio dental entre os dedos e encaixá-los no espaço existente entre a gengiva e o dente.
Após isso, passe o fio ao menos duas vezes em cada espaço, pressionando para um lado e depois para o outro. Por fim, faça o movimento para puxar a sujeira até a ponta do dente -
3. Use enxaguante bucal
O enxaguante bucal funciona como um complemento à escovação e, segundo Pastore, deve ser usado, "pelo menos, uma vez ao dia". A recomendação da FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo) é utilizá-lo após o fio dental e a escovação.
Segundo a instituição, a maioria das pessoas não escova os dentes de forma 100% correta e completa, portanto a ajuda do enxaguante é sempre bem-vinda. Além disso, é um produto que cabe na bolsa e pode ser útil também em compromissos fora de casa -
4. Mantenha-se hidratado
A água, além de um líquido essencial para o organismo humano, ajuda a prevenir a chamada "boca seca", que consiste na diminuição do fluxo de saliva.
Essa redução, de acordo com o Ministério da Saúde, "pode causar maior risco para cárie dentária, incômodo no uso da prótese, perda do paladar, mau hálito e dificuldades para falar, mastigar e engolir os alimentos".
"Manter-se hidratado é muito positivo, principalmente quando estiver muito calor, muita exposição ao sol, porque baixa um pouco a imunidade. [Também] evita o ressecamento das mucosas, do lábio, da bochecha", explica o cirurgião -
5. Equilibre o consumo de açúcar
Consumir alimentos açucarados acaba se tornando inevitável durante as celebrações, porém evitar o exagero é uma forma de prevenir incômodos nos dentes.
"A escolha dos alimentos está menos associada [ao desconforto], mas, claro que o [recomendado é o] mínimo de açúcares possível dentro da sua dieta", alerta Pastore -
6. Mantenha a atenção
Se a pessoa permanecer com uma higiene oral limitada durante alguns dias, deve tentar recuperar os cuidados realizando a escovação, o bochecho e o uso de fio dental de forma mais caprichosa.
"Provavelmente, se for alguma coisa leve, que veio desse período das festas, você já vai ter a recuperação da sua saúde bucal cotidiana. Caso essa manifestação seja mais exacerbada, mais aguda, procure o seu dentista", conclui o cirurgião.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Fernando Mellis