Logo R7.com
RecordPlus

França terá vacinação infantil obrigatória por lei a partir de 2018

Premiê Edouard Philippe demonstrou preocupação com crescentes casos de sarampo

Saúde|Do R7, com agências internacionais

  • Google News
79 casos de sarampo já foram reportados na França nos primeiros dois meses de 2017
79 casos de sarampo já foram reportados na França nos primeiros dois meses de 2017

Pais de crianças serão obrigados por lei a vacinar seus filhos a partir de 2018 na França, de acordo com anúncio do novo primeiro-ministro, Edouard Philippe. Em pronunciamento no Parlamento francês na terça-feira (4), o premiê afirmou ser "inaceitável" que ainda haja bebês morrendo de sarampo em um país pioneiro na produção de imunizantes. As informações são da agência Reuters e do jornal britânico The Independent. 

Três vacinas infantis — contra difteria, tétano e pólio — já são obrigatórias na França. Imunizantes contra hepatite e coqueluche, por sua vez, são simplesmente recomendados. A partir do próximo ano, todas as 11 vacinas infantis recomendadas por agências de saúde internacionais serão obrigatórias por lei no país. A medida segue política já adotada na Itália, onde crianças não vacinadas não podem estudar em escolas públicas.


Centro italiano ajudará a criar vacina contra câncer de mama

A OMS (Organização Mundial da Saúde) vem lançando seguidos alertas a respeito do surto de sarampo que se espalha pelo continente europeu ainda que já exista uma vacina segura e efetiva disponível para a população.


As autoridades acreditam que os movimentos antivacina — conhecidos como anti-vaxxers — tenham responsabilidade na redução de imunizantes aplicados contra as principais doenças contagiosas em vários países nos últimos anos. Pesquisa realizada desde 2012 pelo Instituto Ipsos e divulgada em 2016 mostra que três em cada dez franceses não confiam na segurança das vacinas, com apenas 52% dos entrevistados afirmando que os benefícios dos imunizantes se sobrepõem aos riscos.

Cientistas testam vacina contra colesterol para prevenir doenças cardíacas


79 casos de sarampo foram reportados na França nos primeiros dois meses de 2017, segundo o Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças. Entre o início de 2008 e o fim de 2016, houve mais de 24 mil diagnósticos da doença no país. Destes, 1,5 mil desenvolveram complicações sérias e dez óbitos.

Outra das ações anunciadas por Philippe foi o aumento do preço do maço de cigarros — que vai passar de 7 para 10 euros (R$ 37,50).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.