Governo distribui "kit fissura" contra cigarro em SP
Campanha acontece na estação Barra Funda com aplicação de testes gratuitos
Saúde|Do R7

Na semana em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) irá realizar uma ação gratuita, nesta terça-feira (28), na estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O evento será realizado das 10h às 15h, e espera reunir cerca de 200 pessoas.
Para os fumantes que pretendem largar a dependência, haverá distribuição de “kits fissura” — e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência química.
Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, caso haja necessidade, a pessoa será encaminhada a um tratamento em uma unidade de saúde pública especializada.
Além das orientações sobre os malefícios do cigarro, também será montada no local uma câmara simulando o pulmão de um fumante que ficará aberta para visitação. Os visitantes ainda poderão fazer o exame de monoximetria para medir o índice de monóxido de carbono no organismo.
Cigarro causa mais câncer em mulheres
De acordo com Ivone Charran, coordenadora do programa de tabaco do Cratod, além de fazer mal à saúde, fumar interfere "de forma negativa na vida social dos fumantes".
— Por isso, estamos promovendo esta ação com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro e auxiliar os fumantes a mudarem de hábitos.
Mãe acende cigarro para o filho
Durante o evento, também será oferecida à população orientações e avaliações nutricionais e odontológicas com uma equipe multiprofissional.













