Bom Dia
Saúde Já escolheu sua fruta de hoje? Conheça os benefícios 

Já escolheu sua fruta de hoje? Conheça os benefícios 

No outono, as frutas ficam mais coloridas, bonitas, saborosas e aromáticas

Já escolheu sua fruta de hoje? Conheça os benefícios 

Outono é a estação do ano em que as frutas ficam mais coloridas, bonitas, saborosas e aromáticas

Outono é a estação do ano em que as frutas ficam mais coloridas, bonitas, saborosas e aromáticas

Getty Images

Bom dia! Você acordou com apetite para comer qual fruta hoje? Está em dúvida? Então, saiba que o outono é a estação do ano em que elas ficam mais coloridas, bonitas, saborosas e aromáticas, ou seja, não há desculpas para substituir a fruta por uma guloseima.

Segundo a nutricionista Bruna Murta, “as frutas são fontes de água, vitaminas, sais minerais, açúcares, carboidratos, fibras e proteínas”.

— No mês de março elas ganham vivacidade, por isso esse é um ótimo período para aproveitar os frutos maduros, no ponto certo para o consumo.

Cinco dicas para uma alimentação mais saudável

Confira os benefícios dos alimentos que além de nutritivos, são belos, coloridos e repletos de aroma e de sabor:

— Abacate: fonte de ômega 9 que auxilia na redução e controle do colesterol. Seu consumo ajuda na redução do cortisol, hormônio relacionado à compulsão alimentar e acúmulo de gordura na região abdominal. Deve ser consumido com moderação devido ao alto valor calórico. E lembre-se: ingerir com colheradas de açúcar não vale!

— Abacaxi: fonte de bromelina, uma enzima que ajuda na digestão. Possui, ainda, efeito diurético. Dessa forma, ajuda na eliminação dos líquidos retidos.  

— Maçã: possui propriedade adstringente, por isso é excelente para a garganta e cordas vocais. Em sua casca ela possui a pectina, que auxilia na redução do colesterol, da glicose e evita a constipação intestinal. Fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células.

— Mamão: contém papaína, uma enzima que melhora a digestão. Seu consumo contribui para a melhora do funcionamento intestinal. Fonte de betacaroteno, auxilia no bronzeamento da pele.

— Melão: rico em potássio, mineral que ajuda na redução da pressão arterial. Fonte de bioflavonóides que possuem excelente ação antioxidante e antiinflamatória. Suas sementes são excelentes fontes de cálcio. Contém grande quantidade de água, ajudando na hidratação do organismo. Assim, contribui para a saúde e beleza da pele.

— Morango: fruta rica em ácido elágico, antioxidante que protege contra o câncer e retarda o envelhecimento. Rico em vitamina C, aumenta a imunidade, dá resistência aos tecidos, auxilia a cicatrização de ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória.

— Uvas vermelhas: sua composição é rica em substâncias que ajudam na redução e controle do colesterol e da pressão arterial. Seu consumo previne contra doenças cardiovasculares. Ricas em resveratrol, antioxidante que protege contra câncer.

— Banana: fonte de potássio, mineral que auxilia na redução da pressão arterial. Contém triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar. Por isso, pode ajudar na melhora do humor.

— Goiaba: fruta rica em vitamina C, fortalece o sistema imune. Contém licopeno, antioxidante relacionado à prevenção contra o câncer de próstata e estimula o bronzeamento.

— Laranja: fonte de vitamina C, reforça as defesas do organismo e possui ação antioxidante.

— Maracujá: fonte de vitamina A e C, além de fibras solúveis que contribuem para o controle do colesterol e da glicose. Possui baixo valor calórico

    Access log