Lipoaspirações de Camila Loures viram polêmica pelo curto espaço de tempo entre elas
Influenciadora operou as coxas no começo do ano e, agora, barriga e costas; médicos explicam que, em locais diferentes, o tempo entre as cirurgias deve ser de três meses
Saúde|Carla Canteras, do R7

A influenciadora Camila Loures comemorou na última segunda-feira(3) nas redes sociais ter feito uma lipoaspiração para tirar o excesso de gordura na barriga e nas costas. "Fiz uma cirurgia que eu sempre quis muito", disse no Instagram.
Na mesma hora, os fãs ou haters começaram a criticá-la, já que no começo deste ano ela já havia feito o mesmo procedimento nas pernas, na região das coxas.
Em um vídeo no canal que tem no YouTube, ela afirmou que não conseguiu fazer as duas cirurgias no mesmo dia pois, na primeira, aspirou o limite máximo de gordura que se pode tirar do corpo de uma só vez.
O cirurgião plástico Wendell Uguetto, da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que, de fato, há uma orientação da SBCP sobre a quantidade de gordura que pode ser retirada em um procedimento, seja único ou combinado.
Leia também
"O limite é de 5% a 7% do peso corpóreo ideal do paciente. Então, vamos pegar [como exemplo] um paciente de 70 kg. Eu poderia tirar entre 3,5 litros a 4,2 litros de gordura. O risco é sangramento, já que a cada litro de gordura que tiramos sai um pouco de sangue também. Se passamos desse limite, criamos uma anemia."
É possível fazer a lipoaspiração em mais de uma região no mesmo dia, desde que seja respeitado esse limite de gordura retirada. É importante ressaltar que o procedimento não é um tratamento para emagrecer e sim para fazer alguns reparos.
"Esse é um tratamento para uma paciente que já está magra. É um tratamento de gordura localizada, então uma paciente que fica entre 5% e 7% só na coxa, ela já não é uma candidata à lipoaspiração. Ela precisaria emagrecer antes para poder se submeter a lipoaspiração", explica o cirurgião plástico e membro titular da SBCP Osvaldo Saldanha Filho.
Qual deve ser o tempo de intervalo entre dois procedimentos?
Outra questão que intrigou os fãs foi o curto espaço de tempo entre o procedimento nas pernas e o da barriga e das costas. Os especialistas contam que a preocupação com o intervalo deve ser maior quando são operações na mesma região.
"Quando a cirurgia é na mesma área, pedimos de seis meses a um ano de intervalo. Idealmente, pedimos para esperar mais de um ano, porque tem processo de cicatrização. Se faz antes, a lipo não é tão efetiva, sangra mais e é mais traumática", destaca Uguetto.
Já em regiões diferentes, a preocupação muda, complementa o médico.
"Nesse caso o processo inflamatório local não existe e ela [Camila Loures] poderia fazer novo procedimento depois de três meses, pensando num reequilíbrio hemodinâmico para o organismo, para que ele tenha um tempo de recuperação inicial, principalmente do processo inflamatório."
A perda de sangue durante a lipoaspiração também é motivo de preocupação no caso do intervalo de tempo entre dois procedimentos, acrescenta Saldanha Filho.
"A lipoaspiração gera uma anemia no paciente e precisamos respeitar um tempo para que a medula óssea possa produzir os glóbulos vermelhos e hemoglobina. Então, nós temos de aguardar alguns meses realmente por questão de segurança."
Tem limite de cirurgia que podem ser feitas no ano?
Os seguidores de Camila questionaram ainda a quantidade de cirurgias e os riscos que a influenciadora pode correr, apenas por estética.
Todavia, os dois médicos deixaram claro que não há um limite de procedimentos.
"Não tem como levar em consideração quantas cirurgias podem ser feitas em uma pessoa. Há pacientes muitas vezes que por trauma, acidente ou queimadura precisam ir para o centro cirúrgico a cada três dias. Não há o problema anestesia, nem de medicações", salienta Uguetto.
A sugestão de Saldanha Filho é que seja usado o bom senso para evitar riscos desnecessários.
"Não devemos pensar em fazer várias cirurgias no ano. Claro que às vezes podemos fazer uma mamoplastia após algumas semanas de intervalo da lipoaspiração. Mas não é indicado fazer várias cirurgias durante o ano."
Dificuldade para ir ao banheiro? Saiba quais alimentos ajudam no funcionamento do intestino
O bom funcionamento do intestino está relacionado não só com o bem-estar, mas também com a manutenção da imunidade, o que, indiretamente, ajuda na prevenção de outros problemas relacionados à saúde. As fibras são as principais aliadas da função intesti...
O bom funcionamento do intestino está relacionado não só com o bem-estar, mas também com a manutenção da imunidade, o que, indiretamente, ajuda na prevenção de outros problemas relacionados à saúde. As fibras são as principais aliadas da função intestinal, segundo Thaís Barca, nutricionista funcional e esportiva da Clínica CliNutri A seguir, veja quais são os principais alimentos ricos em fibras




![Por outro lado, os alimentos que fazem parte do grupo das leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico, são fontes de fibras insolúveis que, nesse caso, ajudam no funcionamento intestinal.
“As fibras insolúveis são caracterizadas por não se dissolver no intestino, então elas têm um efeito de aumentar o volume das fezes e acelerar o trânsito intestinal, contribuindo,assim, para a melhora do quadro de obstipação intestinal [prisão de ventre]”, explica Thaís](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/TCDXZ4LR5RJI3MCS7H6VJUP2NM.jpg?auth=08cd64d2ece643ce60c7b2f80bcdcb47ae009e5f70f4bbc468dceeed953c3ac9&width=1000&height=664)





![Apesar de não conter fibras, o iogurte natural também pode ser um item importante para quem busca o bem-estar intestinal. A nutricionista explica que esse alimento contém dois ingredientes que auxiliam na manutenção da microbiota intestinal, que são o leite e o fermento lácteo.
“A microbiota intestinal [é composta de] bactérias presentes no nosso intestino, tem as bactérias boas e negativas. Então quando ocorre um equilíbrio entre esses dois tipos de bactérias, conseguimos ter uma melhor imunidade, melhor processo de digestão e consequentemente um melhor funcionamento do intestino. O fermento lácteo vai ajudar na presença dos lactobacilos, que contribuem para restabelecer a microbiota intestinal”, afirma Thais](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/ESJQ5X7IQNI4JOZLUTG5R65EUI.jpg?auth=6695d8977c098f34dcfc1d9ac9bdd62ffd978ad62bfdb2c2d7c12be8aabd94fe&width=1000&height=500)














