Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de um terço dos indígenas são vacinados apesar das dificuldades

No município de Autazes (AM), agentes de saúde precisam viajar de avião, carro e lancha para chegar nos lugares mais remotos

Saúde|Do R7

Vacinação do povo do povo Mura, em Autazes (AM)
Vacinação do povo do povo Mura, em Autazes (AM) Vacinação do povo do povo Mura, em Autazes (AM)

Cerca de 37% dos indígenas brasileiros já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, conforme divulgou o Ministério da Saúde no último sábado (6).

Ainda que, segundo a pasta, a vacinação ocorra normalmente nas mais de 6 mil aldeias pelo país, os agentes de saúde enfrentam dificuldades para chegar aos territórios mais remotos.

Leia também

Em algumas regiões, comono município de Autazes, no Amazonas, os profissionais precisam viajar de avião, carro e lancha para buscar as doses destinadas às aldeias. Por se encontrarem em uma região de difícil acesso, é necessário uma logística maior para que nenhuma dose se perca. A vacinação do povo mura, histórico na formação do Brasil, é exemplo do desafio encontrado.

De acordo com o último boletim divulgado na sexta-feira pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), já são 40.042 casos confirmados e 555 mortes causadas pelo novo coronavírus nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Segundo estimativa da Saúde, 410 mil indígenas podem ser imunizados nessa primeira fase.

Além de sofrer com a nova variante do coronavírus, o estado amazonense enfrenta um dos piores picos de contaminação desde o início da pandemia, vivenciando falta de oxigênio nos hospitais e ocupação de mais de 90% dos leitos de UTIs destinadas a pacientes com covid-19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.