Masp recebe campanha de conscientização do glaucoma nesta quinta-feira
Com os olhos vendados, população vai experimentar as limitações causadas pela falta da visão
Saúde|Do R7

Nesta quinta-feira (23), a SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma) promove um evento no vão livre do Masp, em São Paulo, para chamar a atenção da população sobre o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível (sem cura) no mundo.
O objetivo da campanha intitulada “Cuidado com o Glaucoma”, que tem o apoio do Ministério da Saúde, é fazer com que as pessoas experimentem como é viver com as limitações causadas pela falta da visão, ressaltando a importância de visitar o oftalmologista.
Principais causas da cegueira, catarata e glaucoma são reversíveis
Quem passar pela região da avenida Paulista, endereço do Masp, entre 9h e 16h, será convidado pela dupla de personagens “Olho e Colírio” a entrar em uma sala sensorial totalmente escura. Com os olhos vendados, o desafio será descobrir por meio do tato quais são os objetos expostos, além de experimentar sensações táteis e olfativas, com canela, manjericão, fruta do conde, café e anis estrelado.
Cientistas dizem que podem curar cegueira com injeção no olho
Voluntários deficientes visuais da Fundação Dorina Nowill guiarão as pessoas nessa descoberta. Além disso, ainda haverá distribuição de material informativo sobre a doença.
Glaucoma
Segundo o oftalmologista Vital Paulino Costa, presidente da SBG e chefe do setor de Glaucoma da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ainda há um grande desconhecimento da população sobre o glaucoma.
— É uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Os pacientes só percebem que estão com problemas na visão quando ela já está em estágio avançado.
Olho preguiçoso: videogame e computador comprometem a visão das crianças
O risco de glaucoma aumenta com a idade e é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos. Em 80% dos casos, se não tratada, a doença evolui para perda total da visão de forma gradativa.
De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo. No Brasil,a doença atinge mais de 1 milhão de pessoas.













