Médicos dão informações gratuitas sobre câncer no rim em metrô de SP
Câncer renal é o mais letal entre os tumores urológicos
Saúde|Do R7
Nesta terça-feira (22), passageiros do metrô de São Paulo, que circularem pelo metrô Clínicas, na capital, receberão informações sobre doenças renais e o câncer de rim, tipo de tumor que está entre os dez mais comuns em homens e mulheres. Os médicos falarão sobre cuidados com o órgão, tratamento, sintomas, fatores de risco e diagnóstico.
De acordo com o médico Fábio Schutz, especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e membro do corpo de especialista do Centro de Oncologia Antonio Erminio de Moares (São Paulo), o câncer renal é o mais letal entre os tumores urológicos e representa de 2 a 3% dos tumores malignos no adulto, com possibilidade de óbito em até 40% de todos os casos. Dados do Globocan, projeto da Organização Mundial da Saúde, mostram que, em 2012, 6.255 pessoas receberam o diagnóstico da doença no Brasil, sendo 3.761 homens e 2.494 mulheres.
A ação, organizada pelo Instituto Espaço de Vida em parceria com a Pfizer, terá dois totens com conteúdo informativo em formato de infográfico, representando uma “árvore de sintomas” — em alusão à própria estrutura do rim. Os participantes poderão participar de um jogo da memória em que receberão um squeeze.
Pedra no rim pode levar à morte. Veja 7 dicas para se prevenir
O Instituto desenvolverá um vídeo educativo sobre a doença, distribuirá folders em ambulatórios e clínicas parceiras, além de promover uma campanha nas mídias sociais (facebook, twitter e portal), que serão alimentadas diariamente com informações sobre a saúde dos rins, prevenção, fatores de risco, diagnóstico e tratamento. O conteúdo contemplará, ainda, dicas de nutricionistas/ receitas, relatos de experiências vividas pelos pacientes e entrevistas com especialistas sobre a doença. Também será possível acessar um telefone gratuito para esclarecer dúvidas: 0800 7333241.