Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos removem granada não detonada do peito de soldado ucraniano

Cirurgia envolveu alto risco, pois artefato poderia explodir a qualquer momento, afirmou equipe que realizou o procedimento

Saúde|Do R7


Imagem de raio-X mostra artefato alojado abaixo do coração do soldado
Imagem de raio-X mostra artefato alojado abaixo do coração do soldado

Médicos militares ucranianos conseguiram retirar com sucesso uma granada não detonada do peito de um soldado ferido em combate. O artefato ficou localizado logo abaixo do coração dele, e a remoção cirúrgica envolvia o risco de explosão.

O ineditismo fez com que o conselheiro ministerial de assuntos internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, afirmasse que a cirurgia "iria constar nos livros de medicina".

Em sua página no Facebook, o Comando das Forças Médicas das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou a imagem de uma radiografia que mostra a granada alojada no peito do soldado.

"A operação foi realizada por um dos cirurgiões mais experientes das Forças Armadas da Ucrânia – major-geral do Serviço Médico, Andrei Verba – sem coagulação elétrica, pois a munição poderia detonar a qualquer momento", escreveu o comando.

Publicidade

A eletrocoagulação é usada em procedimentos cirúrgicos com objetivo de interromper sangramentos, mas por envolver, como o próprio nome diz, ondas elétricas, havia a possibilidade de uma explosão.

Ainda segundo a publicação, o "a intervenção cirúrgica foi bem-sucedida, e o militar ferido foi encaminhado para reabilitação e recuperação".

Publicidade

No Telegram, uma mensagem do assessor de comunicações do comandante das Forças Médicas Militares da Ucrânia Yevgenia Slivko, forneceu mais detalhes sobre o paciente.

"Posso dizer que nasceu em 1994, agora é encaminhado para reabilitação, seu estado é estável", afirmou.

Publicidade

Slivko acrescentou que um caso semelhante foi registrado na guerra do Afeganistão. 

Conheça as 20 piores dores que o ser humano pode sentir

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.