Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Menina canta com Vitor Kley música que a alegrava na radioterapia

Oncologista afirma que a humanização do tratamento ajuda o paciente a tirar o foco da doença e a responder melhor à terapia medicamentosa

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Anna Luiza se emocionou ao cantar música com Vitor Kley
Anna Luiza se emocionou ao cantar música com Vitor Kley

A brasiliense Anna Luiza, de 5 anos, está no processo de cura de um meduloblastoma, um tumor que afeta o cerebelo, uma das partes do cérebro, e que teve metástase para a coluna. De acordo com o pai de Anna, Péricles Alcântara, de 30 anos, a filha, antes mesmo de ir ao tratamento para o câncer, já gostava da música "O Sol", do cantor gaúcho Vitor Kley, e durante as sessões de radioterapia, a música a ajudava a enfrentar o isolamento.

Na semana passada, quando Péricles soube que teria um show do cantor na sua cidade, entrou em contato com a produção do evento e, no domingo (17), Anna e seu irmão, Davi, de 6 anos, subiram no palco e cantaram a música com Kley. Segundo Alcântara, o momento em que a filha começa a chorar cantando é um choro de alegria, e o momento a ajudou e com o tratamento e a alegrou.

Leia também: "Acolhimento é determinante", afirmam pacientes com câncer

"Ela está feliz até agora. Ela pareceu melhor, a alimentação melhorou. Isso deu um ânimo maior para ela", afirma Alcântara.


Segundo a oncologista pediátrica Carlota Blassioli, do Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), a humanização do tratamento, que pode ser desde uma brinquedoteca, visita de voluntários, visita de cães voluntários e encontros com artistas, como foi o caso da Anna, modifica a vida do paciente, já que essas ações visam tirar o foco da doença e trazer momentos de alegria para o paciente.

Saiba mais: Câncer em jovens e crianças é mais agressivo, mas taxa de cura é maior


A oncologista afirma que a humanização ajuda o paciente a enfrentar o tratamento, que é longo e intenso. Com a alegria e melhora de um ambiente que parece hostil, a humanização melhora o sistema imunológico dessa pessoa e ajuda também na melhora da resposta ao tratamento para a doença.

Além de fazer o paciente se sentir melhor naquele ambiente, Carlota afiema que essas ações fazem com que o paciente vá mais contente ao hospital, seja mais pontual nas consultas e melhora a relação entre médicos e pacientes.


Veja abaixo o vídeo de Anna cantando com Vitor Kley:

*Estagiária do R7 sob supervisão de Ingrid Alfaya

Existe a pílula do câncer? Veja mitos e verdades sobre a doença:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.