Minas Gerais tem dois casos confirmados de zika vírus
Estado é o 19º no País a registrar a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti
Saúde|Do R7

A Secretaria de Saúde Minas Gerais informou nesta quinta-feira (14) que o Estado teve seus dois primeiros casos confirmados de zika vírus. Ainda não se sabe em quais cidades os casos foram registrados. O zika pode ser a causa de 3.500 ocorrências de microcefalia que estão sendo investigadas no Brasil.
Segundo o último boletim da SES, de terça-feira (12), 38 casos da doença estavam em investigação em Minas. O Estado agora é o 19º no País a ter confirmação do zika vírus. A doença também afeta Roraima, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantis, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said, dará mais informações sobre os dois casos de Minas nesta tarde.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
EUA registram primeiro caso de vírus zika
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Transmitido pelo Aedes aegypti, o vírus zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre de 2015, era que sua evolução é benigna e que os sintomas são mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito.
Porém, no dia 28 de novembro, o ministério confirmou que, quando gestantes são infectadas por esse vírus, podem gerar crianças com microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro, que pode ser associada a danos mentais, visuais e auditivos.
A microcefalia não é uma malformação nova, é sintoma de algum problema no organismo da gestante e do bebê, e pode ter diversas origens, como infecção por toxoplasmose, pelo citomegalovírus e agora ficou confirmado que também pelo vírus zika. O uso de álcool e drogas durante a gravidez também pode levar a essa condição.













