Saúde Ministério da Saúde deve liberar em breve terceira dose de vacina contra a Covid para adolescentes

Ministério da Saúde deve liberar em breve terceira dose de vacina contra a Covid para adolescentes

Pasta publicará nos próximos dias portaria que define critérios para a imunização do grupo de 12 a 17 anos

  • Saúde | Fernando Mellis, do R7

Pouco mais de 13 milhões de adolescentes já tomaram duas doses da vacina

Pouco mais de 13 milhões de adolescentes já tomaram duas doses da vacina

Breno Esaki/Agência Saúde

O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 12 a 17 anos. A informação foi confirmada com exclusividade pelo R7 por dois especialistas que fazem parte da Ctai (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19) do Ministério da Saúde. 

A reunião do colegiado que deu sinal verde para a terceira dose dos adolescentes ocorreu no último dia 6. 

Em breve, o Ministério da Saúde publicará uma portaria com os critérios para o complemento da imunização desse grupo, que inclui cerca de 20 milhões de pessoas. 

Em fevereiro, a pasta já havia recomendado a dose de reforço somente para adolescentes imunocomprometidos.

Desde a decisão, o ministério está fazendo o planejamento estratégico para a distribuição das vacinas que serão necessárias nessa nova fase da campanha de vacinação. 

Atualmente, 13,1 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos completaram o esquema de duas doses, segundo dados do Localiza SUS.

O intervalo de quatro meses entre a segunda e a terceira doses deve ser mantido, assim como ocorre na imunização dos maiores de 18 anos. 

Procurado pelo R7, o Ministério da Saúde afirmou que o assunto está pautado novamente para a próxima reunião da Ctai, na sexta-feira (20). 

Últimas