Ministério da Saúde deve liberar em breve terceira dose de vacina contra a Covid para adolescentes
Pasta publicará nos próximos dias portaria que define critérios para a imunização do grupo de 12 a 17 anos
Saúde|Fernando Mellis, do R7
O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 12 a 17 anos. A informação foi confirmada com exclusividade pelo R7 por dois especialistas que fazem parte da Ctai (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19) do Ministério da Saúde.
A reunião do colegiado que deu sinal verde para a terceira dose dos adolescentes ocorreu no último dia 6.
Em breve, o Ministério da Saúde publicará uma portaria com os critérios para o complemento da imunização desse grupo, que inclui cerca de 20 milhões de pessoas.
Em fevereiro, a pasta já havia recomendado a dose de reforço somente para adolescentes imunocomprometidos.
Desde a decisão, o ministério está fazendo o planejamento estratégico para a distribuição das vacinas que serão necessárias nessa nova fase da campanha de vacinação.
Atualmente, 13,1 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos completaram o esquema de duas doses, segundo dados do Localiza SUS.
O intervalo de quatro meses entre a segunda e a terceira doses deve ser mantido, assim como ocorre na imunização dos maiores de 18 anos.
Procurado pelo R7, o Ministério da Saúde afirmou que o assunto está pautado novamente para a próxima reunião da Ctai, na sexta-feira (20).