Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulher fica com a língua escura e peluda após tomar antibiótico

Médicos de hospital no Japão sugerem forte relação com o medicamento minociclina, que pode ter esse tipo de efeito colateral

Saúde|Do R7

Além da pigmentação, língua da paciente estava dolorida no momento do diagnóstico
Além da pigmentação, língua da paciente estava dolorida no momento do diagnóstico Além da pigmentação, língua da paciente estava dolorida no momento do diagnóstico

Médicos no Japão relataram recentemente o caso de uma mulher de 60 anos que deu entrada em um hospital com um quadro de língua pilosa negra (BHT, na sigla em inglês).

Segundo o artigo, publicado no periódico científico BMJ Case Reports, a paciente, que estava também com hepatite B, apresentava "hiperpigmentação cinzenta difusa em sua face, que não havia sido observada anteriormente".

"No exame de sua cavidade oral, uma mancha preto-acastanhada com proeminentes papilas linguais filiformes semelhantes a pelos cobria o dorso da língua e que era dolorosa", complementaram os médicos.

A paciente havia sido submetida a um tratamento quimioterápico de 14 meses devido a um câncer retal com metástase no fígado.

Publicidade

A quimioterapia foi feita com as drogas panitumumabe, irinotecano e 5-fluorouracil.

Além desses medicamentos, a mulher tomava o antibiótico minociclina diariamente para prevenir lesões de pele que poderiam surgir como reação ao panitumumabe.

Publicidade

Ao diagnosticarem a língua pilosa negra, uma condição benigna e reversível, os médicos ressaltaram que ela pode ocorrer como efeito colateral de vários medicamentos.

"Além disso, a associação entre BHT e antibióticos, como eritromicina, doxiciclina, linezolida, penicilina, minociclina e metronidazol, está bem documentada na literatura. Curiosamente, há relato de que o BHT foi causado pelo erlotinibe, que é um inibidor do fator de crescimento epidérmico semelhante ao panitumumabe e foi administrado ao paciente descrito neste caso", observaram.

Publicidade

Os especialistas levantam uma dúvida de qual dos dois medicamentos — panitumumabe ou minociclina — teria desencadeado a reação, mas mantêm uma hipótese mais forte.

"Suspeitamos que o agente causador do BHT era a minociclina devido à presença de pigmentação cinza difusa em seu rosto, que é característica do dano cutâneo induzido pela minociclina. A minociclina fica preta quando oxidada e pode causar descoloração da pele. A pigmentação da pele induzida pela minociclina é um efeito colateral dose-dependente bem documentado, com incidência que varia de 3% a 15%", escreveram.

A mulher foi orientada a deixar de tomar o antibiótico. Passadas seis semanas, a pigmentação do rosto e da língua "melhoraram acentuadamente".

Além de cheirosa, lavanda pode ser uma aliada no combate à ansiedade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.