Saúde Mulheres poderão fazer mamografia gratuita no Itaquerão (SP) nesta semana

Mulheres poderão fazer mamografia gratuita no Itaquerão (SP) nesta semana

Governo oferece 700 exames; é necessário se inscrever em site antes de ir ao local

As pacientes com idade entre 40 e 50 anos serão atendidas por especialistas em ginecologia e mastologia

As pacientes com idade entre 40 e 50 anos serão atendidas por especialistas em ginecologia e mastologia

José Luís da Conceição/ GESP

Mulheres interessadas em fazer mamografia gratuita poderão ser atendidas na carreta-itinerante do programa do Estado de São Paulo "Mulheres de Peito", entre esta segunda-feira (26) e sexta-feira (30), na Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Serão oferecidas 700 mamografias durante o período. A carreta estará instalada no estacionamento do estádio, com acesso pelos portões J e K, do setor leste.

De acordo com o Governo do Estado, a unidade móvel da funcionará das 8h às 20h e realizará exames para mulheres que se inscreveram previamente por meio do site da campanha, sem necessidade que elas levem o pedido médico. O sábado (31) será reservado para devolutivas às pacientes, com orientações e complementos conforme indicação da equipe médica presente.

Veja dez motivos para você fazer a mamografia

As pacientes com idade entre 40 e 50 anos serão atendidas por especialistas em ginecologia e mastologia, que farão triagens e encaminhamentos para realização de mamografia na própria carreta, se constatada a necessidade do exame. Já estão definidas, para atendimento prioritário, 257 mulheres consideradas em grupo de risco, ou seja, aquelas que identificaram alterações na mama e possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário. 

A ação integra a campanha Corinthians é Preto e Branco, Outubro Rosa promovida pelo clube para incentivar a prevenção da doença.

Mamografia sem pedido de exame

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade que fazem aniversário em ​outubro e nasceram em ano ímpar podem fazer mamografia gratuitamente sem precisar ter em mãos pedido médico no Estado de São Paulo. Há apenas a necessidade de agendar o exame por meio de um callcenter (0800-779-0000) da Secretaria de Estado da Saúde.

Quem ligar e se enquadra no perfil do programa, o agendamento da mamografia será realizado no local mais próximo da residência da paciente, de acordo com a secretaria de saúde.  

No próximo mês será a vez das aniversariantes d​e novembro​, nascidas em ano ímpar, agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico, e assim, por diante. Mas caso a mulher tenha nascido em ano par e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas