Nova tecnologia permite imagens de ultrassom sem contato com o corpo
No futuro, inovação poderá beneficiar pessoas com a pele sensível, com queimaduras, bebês e vítimas de acidentes em locais de difícil acesso
Saúde|Aline Chalet, do R7*

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram um ultrassom a laser que não requer contato com o corpo do paciente. A tecnologia beneficiará bebês, paciente com a pele sensível, vítimas de queimadura e pessoas acidentadas em locais de difícil acesso.
No exame tradicional, uma sonda que emite ondas sonoras é pressionada contra a pele. Essas ondas viajam através da pele, ressaltando músculos, gordura e outros tecidos moles antes de refletir novamente na sonda, que detecta e traduz as ondas em uma imagem.
Leia também: Vírus misterioso infecta chineses e acende alerta para nova epidemia
A nova técnica faz com que a luz do laser penetre na pele, sendo absorvida pelos vasos sanguíneos que expandem e relaxam rapidamente, o que cria ondas sonoras que são detectadas e geram uma imagem fotoacústica.
Em um artigo publicado na revista científica Nature, os cientistas descreveram as primeiras imagens geradas pela nova tecnologia. O exame foi feito no antebraço de vários voluntários. O aparelho estava a meio metro de distância dos pacientes e conseguiu detectar até 6 cm abaixo da pele.
Saiba mais: Estudo relaciona AAS à redução de tumores cancerígenos
Os primeiros testes foram feitos com objetos metálicos dentro de moldes de gelatina e pele de porco, o que permitiu descobrir que o laser podia distinguir características sutis, como a fronteira entre músculo, gordura e osso.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Fernando Melliss
Saiba tudo sobre a endoscopia, que pode prevenir o câncer de esôfago:
Como funciona o exame? Segundo o gastroenterologista Fauze Maluf Filho, da Comissão Científica da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), a endoscopia é um exame que observa o esôfago, o estômago e o duodeno (início do intestino delgado) ...
Como funciona o exame? Segundo o gastroenterologista Fauze Maluf Filho, da Comissão Científica da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), a endoscopia é um exame que observa o esôfago, o estômago e o duodeno (início do intestino delgado) por meio da inserção de um cano com uma câmera e uma lanterna acoplada. Além disso, ele possui um canal interno que permite a passagem de uma pinça caso seja necessário fazer biópsia de alguma área suspeita. O cano normalmente tem 9 milímetros de diâmetro e 1,3 metros de comprimento


![O que o exame é capaz de prevenir? Segundo Maluf, além de identificar inflamações, refluxos, gastrite e a presença de bactérias, a endoscopia pode prevenir o câncer em todo o sistema digestivo. "O exame verifica a existência de lesões precursoras do câncer, como o adenoma [tumor benigno que pode evoluir para maligno], ou mesmo o câncer na fase inicial. A lesão pode ser retirada durante o próprio exame", afirma](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/O4BB3UWZEBOTTJHAJBWUQW7WG4.jpg?auth=d7b673ca96a38ed6a4af6909798bf145f2f7e2412d87d984d25c2333ee19b915&width=640&height=427)





