Saúde Outubro Rosa: mamografia gratuita é oferecida no Itaquerão

Outubro Rosa: mamografia gratuita é oferecida no Itaquerão

Carreta do Governo de São Paulo ficará estacionada no estádio da zona leste entre 14 e 25 de outubro; mulheres a partir de 40 anos podem se inscrever 

Outubro Rosa: Corinthians oferece mamografia gratuita no Itaquerão

Campanha foi lançada no jogo Corinthians x Vasco da Gama no domingo (29)

Campanha foi lançada no jogo Corinthians x Vasco da Gama no domingo (29)

Divulgação/José Manoel Idalgo

Mulheres a partir de 40 anos poderão fazer o exame de mamografia, para diagnóstico precoce do câncer de mama, na Arena Corinthians, também conhecida como Itaquerão, na zona leste de São Paulo. 

A carreta do Governo de São Paulo, que oferece o exame gratuitamente, estará estacionada no estádio do Corinthians, que mais uma vez participa da campanha Outubro Rosa, entre os dias 14 e 25 de outubro. 

Leia também: Número de mamografias entre 50 e 69 anos é o mais baixo em 5 anos

Para realizar o exame, é preciso se cadastrar no site http://www.outubrorosasccp.com.br para agendar data e horário. Segundo a assessoria de imprensa do clube, mulheres entre 40 e 49 anos precisam apresentar pedido médico para fazer o agendamento; já para aquelas acima de 50 anos isso não é necessário. 

A carreta ficará entre os portões D e E da Arena, cujo acesso se dá pela escadaria da Radial, lado oeste, e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Excepcionalmente no dia 14, dia do início dos exames, o atendimento começará às 13h.

Leia também: Tire todas as suas dúvidas sobre o câncer de mama

No sábado (26), dia de encerramento da campanha no Itaquerão, está programada uma caminhada do Hospital Santa Marcelina à Arena Corinthians, com saída às 8h. Quem participar poderá fazer aulas de aulas de ginástica e dança ao final da marcha.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). 

Trata-se do tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, ainda de acordo com o órgão.

O objetivo da mamografia é rastrear o câncer de mama, já que o exame consegue detectar nódulos antes de serem palpáveis.

Veja dez motivos para fazer a mamografia: