Logo R7.com
RecordPlus

Pacientes da rede pública sofrem com falta de alimentos para dieta por sonda em Osasco

Secretaria de Saúde do município confirma que idosa não recebe atendimento há pelo menos um mês

Saúde|Ana Luísa Vieira, do R7

  • Google News
Pacientes sofrem com a suspensão do fornecimento de alimentos para dieta por sonda
Pacientes sofrem com a suspensão do fornecimento de alimentos para dieta por sonda

Pacientes da rede pública de saúde da cidade de Osasco, na Grande São Paulo, sofrem com a suspensão do fornecimento de alimentos para sua dieta enteral — feita por meio de sonda. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município nesta terça-feira (1º). 

Uma das pacientes afetadas é Arlete de Assis, de 85 anos. Em entrevista ao R7, o genro de Arlete, Pedro Oliveira Souza, aponta que a idosa vive de cama desde que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e se alimenta por meio de sonda há cinco anos.


— Deixaram de repassar a dieta há aproximadamente quatro meses. Eu e minha cunhada arcamos com a alimentação agora, e os gastos ficam em torno de R$ 400 por mês. Reclamei com a Secretaria de Saúde, mas não souberam me informar o motivo pelo qual o fornecimento foi suspenso. Disseram que outras 40 pessoas estão na mesma situação.

Questionada, a Secretaria de Saúde de Osasco afirma que a compra e repasse da dieta enteral é de responsabilidade do Governo de São Paulo e que Arlete de Assis deixou de receber a alimentação no início do mês de julho.


O órgão diz que “reconhece que houve descontinuidade de atendimento de alguns casos e também recusa de novos atendimentos, porém sem saber os motivos ou critérios adotados pelo Governo”.

Em nota, a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde esclarece que Arlete recebeu todas as dietas até março de 2017. Segundo a pasta, o produto não faz parte da lista de medicamentos definida pelo governo federal para distribuição na rede pública.


“Após avaliação do pedido de renovação do processo, feita por equipe da Comissão de Farmacologia, foi constatada a possibilidade de uso de outras alternativas de dieta. Um telegrama foi enviado à família no mês de abril, sugerindo o contato com médico para solicitação de orientações de como proceder com a dieta e alternativas”.

Leia mais:


Pai de bebê comove a internet por usar um capacete em solidariedade ao filho

Apenas 40% das crianças são amamentadas exclusivamente até os 6 meses

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.