Logo R7.com
RecordPlus

Pacientes que usam cloroquina vivem incerteza com nova regra

Anvisa passou a exigir a apresentação de receita médica em farmácias para venda do remédio e liberou seu uso para casos graves de covid-19 

Saúde|Brenda Marques, do R7

  • Google News
Medicamento se esgotou nas farmácias após alta demanda
Medicamento se esgotou nas farmácias após alta demanda

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a exigir a apresentação de receita médica em farmácias para liberação de hidroxicloroquina e cloroquina. Os medicamentos são usados originalmente para tratar artrite, lupus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.

A decisão veio após a notícia de que o remédio estava sendo usado em testes contra a covid-19 - doença causada pelo novo coronavírus - e de que foi aprovado nos Estados Unidos com essa finalidade.


Esse fato gerou um aumento na procura pelo medicamento, que chegou a esgotar em farmácias do Brasil. Por isso, pessoas que já usavam o medicamento não conseguiam encontrá-lo, como contou Eliene Costa Machado, de 37 anos, em entrevista ao R7.

Ela usa um medicamento à base de hidroxicloroquina há mais de 10 anos para tratar lúpus. Agora, a exigência de receita gerou um trastorno financeiro.


"A lúpus estava controlada, então eu ia na médica no máximo duas vezes ao ano. Agora, com essa necessidade de receita vou ter que aumentar a frequência e não sei se poderei pedir duas ou três caixas de uma vez", conta.

"Antes a receita não tinha data e eu nem precisava levar nas farmácias, A médica prescrevia mais para eu saber a quantidade e os dias que precisava tomar", compara.


Eliene faz acompanhamento com uma especialista na rede particular. Após a determinação da Anvisa a médica comunicou aos seus pacientes que, quem não tivesse feito uma consulta nos últimos três meses, deveria fazer agendamento para conseguir uma nova receita.

O problema é que a consulta custa R$ 600 se for feita online e R$ 800 presencialmente. Como Eliene passou por avaliação em janeiro, não vai precisar fazer novamente. A médica vai lhe mandar a receita por correio.


"Eu entendo completamente o lado médico, porque precisa avaliar para prescrever um remédio", pondera. "Mas atrapalhou a vida de quem tem doenças [crônicas]. E tudo fica mais caro, porque é [o valor da] consulta e o medicamento. Eu tomo mais dois fora esse", relata.

A funcionária pública Maria Josefa dos Santos, 58 anos, também tem lúpuse conseguiu mais caixas do medicamento à base de hidroxicloroquina graças a uma doação de Eliene, que leu seu desabafo sobre a falta do remédio feito em uma rede social.

Na opinião dela, a exigência de receita médica foi benéfica. "Ficou melhor porque agora o pessoal não pode ficar comprando a torto e a direito", ressalta.

Ela toma o remédio de segunda a sexta-feira e aos finais de semana faz uma pausa, conforme recomendação de sua reumatologista, que a atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

"Agora tenho três caixas e estou abastecida por três meses, graças a doações", relata.

Entretanto, a consulta de Maria que aconteceria no dia 3 de abril, quando renovaria sua receita, foi desmarcada por causa da pandemia de covid-19. "Eles desmarcaram todos os médicos e disseram que entram em contato para informar a nova data".

A Anvisa afirma que a exigência de receita vai permitir que pacientes que já utilizam o medicamento não fiquem sem tratamento.

Em nota publicada na última quarta-feira (25) a agência informa que alterou dois itens das regras publicadas no dia 20 deste mês para venda e uso de cloroquina e hidroxicloroquina.

"De acordo com a nova regra, programas de governo poderão distribuir medicamentos à base da substância sem a necessidade de Receita de Controle Especial em duas vias", afirma.

Já a segunda alteração diz respeito a regras de embalagem e rotulagem desses medicamentos.

Nesta segunda-feira (30) o órgão liberou o uso da cloroquina apenas para pacientes hospitalizados e em estado grave por causa da covid-19 e determinou a dosagem específica para utilização da droga nesse caso.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.