Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partos prematuros de mães com Covid dobram no HC em SP

Pesquisa acompanhou 71 recém-nascidos cujas mães testaram positivo no final da gestação; índice é mais do que o dobro de 2019

Saúde|Do R7

Taxa de prematuridade atingiu 63% em mães que tiveram Covid no final da gestação
Taxa de prematuridade atingiu 63% em mães que tiveram Covid no final da gestação Taxa de prematuridade atingiu 63% em mães que tiveram Covid no final da gestação (pixabay)

Uma pesquisa inédita realizada no Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas da FMUSP revelou que a taxa de prematuridade em recém-nascidos filhos de mães que apresentaram Covid-19 no final da gestação atingiu 63%. Índice é mais do que o dobro daquele verificado no Hospital das Clínicas em 2019, quando cerca de 30% dos neonatos nasceram de parto prematuro.

O estudo foi realizado durante um ano (março 2020/21) e incluiu 71 recém-nascidos cujas mães tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 durante o parto ou até 14 dias antes do mesmo. Os recém-nascidos foram acompanhados desde o nascimento até a alta hospitalar. Houve 45 nascimentos prematuros (63% dos nascimentos). Entre estes, 20 (28,1%) apresentavam idade gestacional inferior a 32 semanas. O tempo de internação variou de 2 a 194 dias.

Para a neonatologista Bruna de Paula Duarte "é muito importante sabermos as especificidades associadas à Covid-19, para podermos oferecer a melhor assistência possível para esses recém-nascidos, pois trata-se de uma doença nova para todos nós".

A pesquisa contou com a participação dos seguintes autores: mestranda Bruna de Paula Duarte; Profª. Vera Lúcia Jornada Krebs; Drª. Valdenise Martins Laurindo Tuma Calil; Drª Maria Augusta Bento Cicaroni Gibelli; Prof. Werther Brunow de Carvalho; Profª Rossana Pulcinelli Vieira Francisco.

A pesquisa, intitulada "Evolução clínica de recém-nascidos de mães com Covid-19 em hospital terciário no Brasil", foi apresentada no 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia, realizado em São Paulo, de 01 a 04 de dezembro de 2021 e recebeu menção honrosa com o Prêmio Nicola Albano (2º Lugar), concedido aos 3 melhores trabalhos na área de neonatologia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.