Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Postos de saúde abrem hoje para vacinação contra gripe

Gestantes, bebês, crianças e idosos fazem parte do grupo que pode se vacinar na rede pública

Saúde|Do R7, com Agência Brasil

Vacinação começou na segunda-feira (4) e vai até 22
Vacinação começou na segunda-feira (4) e vai até 22 Vacinação começou na segunda-feira (4) e vai até 22

Postos de saúde em todo o Brasil abrem no sábado (9) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Fora da rede pública, nova vacina contra a gripe oferece mais proteção e custa R$ 120

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no SUS (Sistema Único de Saúde) devem ir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Publicidade

A vacinação começou na última segunda-feira (4) e continua até o próximo dia 22.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Publicidade

Está com medo de tomar vacina contra gripe? Especialista tira principais dúvidas

Transmissão do vírus influenza

Publicidade

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe foi responsável por 326 mortes no Brasil em 2014. No mundo, estima-se que ocorram 5 milhões de casos graves por ano, com 250 a 500 mil mortes.

A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, mesmo para as pessoas já vacinadas, o indicado é procurar um serviço de saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.