Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro caso de varíola do macaco no Brasil é confirmado em SP

Paciente é homem de 41 anos que viajou recentemente para Portugal e Espanha, países que vivem surto da doença

Saúde|Do R7

Países europeus registram centenas de casos de varíola do macaco
Países europeus registram centenas de casos de varíola do macaco Países europeus registram centenas de casos de varíola do macaco

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso de varíola do macaco no Brasil. 

O paciente é um homem de 41 anos, com histórico de viagem recente para Portugal e Espanha – dois países com número elevado de casos da doença.

Ele está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que fica na zona oeste da capital paulista. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil investiga outros sete casos da doença, nos estados de Mato Grosso do Sul, Ceará, Santa Catarina, Porto Alegre e São Paulo. 

Publicidade

Veja a íntegra do comunicado divulgado:

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso de Monkeypox no Brasil. A confirmação ocorreu pelo Instituto Adolfo Lutz após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus.

Publicidade

O caso é um homem de 41 anos, residente da Capital, com histórico de viagem para Portugal e Espanha, e que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em bom estado clínico. Todos os contatos do paciente estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância.

O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada um outro paciente, uma mulher de 26 anos, também moradora da Capital.

Publicidade

Surto global

Monitoramento em tempo real da iniciativa Global.health, que inclui pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford, mostra que já foram confirmados cerca de 1.300 casos – o primeiro deles foi notificado no Reino Unido, em 7 de maio. 

A Inglaterra lidera a lista, com mais de 300 infecções confirmadas. Em seguida aparecem Espanha (259) e Portugal (191). 

Este é o maior surto global de varíola do macaco fora do continente africano. A OMS (Organização Mundial da Saúde) tenta entender como um vírus considerado de difícil transmissão entre humanos está se propagando em uma dinâmica nunca antes observada.

Até então, os poucos casos registrados fora da África estavam associados a viagens e raramente havia transmissão secundária – as infecções ficavam restritas à casa do paciente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.