Saúde Quatro em cada dez testes de Covid feitos na rede privada têm resultado positivo

Quatro em cada dez testes de Covid feitos na rede privada têm resultado positivo

Número de exames realizados em laboratórios associados à Abramed cresceu 194% em uma semana

  • Saúde | Do R7

Rede privada costuma ser a primeira a detectar aumento do número de casos no país

Rede privada costuma ser a primeira a detectar aumento do número de casos no país

Freepik

A rede privada de laboratórios do Brasil percebeu um aumento significativo de procura por testes de Covid-19 entre 5 e 11 de novembro, em comparação com a semana anterior. O número de exames realizados subiu 194%, segundo a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), cujos associados processam cerca de 60% de todos os testes da saúde suplementar no país.

A taxa de resultados positivos dos testes tem crescido significativamente desde outubro — no começo daquele mês, era de 3,7%. Agora, é de 39,9%, o que significa que quatro em cada dez exames realizados na semana passada tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19.

Os estabelecimentos associados à Abramed processaram 54.380 exames de Covid-19 na semana passada.

Esse número de casos positivos costuma ser um sinal de alerta, já que as ondas da doença no país normalmente são percebidas primeiramente na rede privada.

O boletim InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), desta semana mostra aumento das internações por complicações respiratórias, sobretudo causadas pela Covid-19, em 12 estados.

Posteriormente, a Fiocruz também detectou uma subvariante da Ômicron que pode estar por trás do aumento do número de casos no Amazonas.

Entidades médicas, como a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), passaram a recomendar a volta do uso de máscara como forma de reduzir a taxa de transmissão da doença.

Últimas