Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido aprova primeira vacina específica contra a Ômicron

Imunizante bivalente da Moderna deve ser usado como dose de reforço em adultos no país; é a primeira vacina desse tipo a ser aprovada por um órgão regulador

Saúde|

A agência reguladora britânica de medicamentos anunciou, nesta segunda-feira (15), a aprovação de uma nova vacina contra a Covid-19 do laboratório Moderna, que tem como alvo a variante Ômicron, uma novidade mundial, segundo a empresa farmacêutica.

A versão consiste em uma dose de reforço "bivalente", ou seja, metade protege contra a cepa original do vírus e a outra metade contra a variante Ômicron. A fórmula "produz uma forte resposta imunológica" contra ambas, inclusive as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5, informou a MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde) do Reino Unido.

O novo produto foi aprovado para "doses de reforço nos adultos", acrescentou a agência britânica, que concluiu que a nova vacina "cumpre os parâmetros de segurança, qualidade e eficácia".

Os efeitos colaterais são "tipicamente leves" e similares aos observados nas vacinas originais contra a doença, segundo a MHRA. 

Publicidade

O CEO da Moderna, Stéphane Bancel, destacou o "papel importante" que pode ser desempenhado pela "nova geração" de vacinas na proteção contra a Covid-19. Ele salientou que o Reino Unido é o primeiro país a aprovar uma vacina bivalente contra a Ômicron, a variante de maior presença na Europa.

Na semana passada, a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) anunciou que uma vacina anti-Covid da Pfizer/BioNTech contra duas subvariantes da cepa Ômicron, a BA.4 e a BA.5, pode ser aprovada nos próximos meses.

" gallery_id="62c4875c1df97b9c5a0007ee" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/reino-unido-aprova-primeira-vacina-especifica-contra-a-omicron-15082022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.