Resolução muda política de reutilização em hemodiálise
Estabelecimentos devem descartar capilares e dialisadores de pacientes com hepatite B ou C
Saúde|Do R7
A política de reutilização de materiais em clínicas de hemodiálise vai mudar. Resolução aprovada nesta quinta-feira (13), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu o prazo de um ano para que os estabelecimentos passem a descartar capilares e dialisadores de pacientes com hepatite B ou C. Atualmente, esses equipamentos são reutilizados, depois de serem submetidos a um processo de limpeza. O descarte após o primeiro uso é feito somente em casos de pacientes com HIV.
Dentro de três anos, a medida se amplia: capilares usados em todos os pacientes terão de ser descartados. De acordo com a gerente de regulação e controle sanitário em serviços de saúde da Anvisa, Maria Angela da Paz, o prazo foi concedido para que os centros possam se adequar às novas regras.
A resolução determina ainda que, dentro de quatro anos, as clínicas passem a usar processamento automático para fazer o reaproveitamento de materiais. Atualmente, a limpeza é feita de forma manual. Embora não existam estatísticas, Maria Angela diz não ser incomum relatos de infecção por hepatites em clínicas de hemodiálise.
Saúde amplia em R$ 111 mi recursos para hemodiálise
De acordo com registro do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem atualmente no País 650 serviços de hemodiálise. A maior parte delas é conveniada com o Sistema Único de Saúde: o governo paga aos estabelecimentos pelo atendimento prestado para os pacientes.
― Haveria um grande impacto para o SUS se as novas exigências passassem a valer num curto espaço de tempo. Daí a necessidade desse cronograma
A resolução, programada para ser publicada amanhã no Diário Oficial, prevê também que um concentrado usado durante a hemodiálise, conhecido pela sigla CPHD, somente poderá ser preparado na clínica se o serviço tiver autorização da Vigilância Sanitária.
― O mercado também dispõe do produto industrializado, mas constatamos um aumento do número de estabelecimentos que preparam o próprio concentrado.













