Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como age o primeiro remédio contra Covid aprovado para ser usado no SUS

O baricitinibe reduz em 38% a mortalidade de pacientes internados com quadros graves da doença, segundo estudos realizados pela farmacêutica responsável pelo medicamento

Saúde|Do R7

O medicamento já era utilizado para tratar artrite reumatoide e dermatite atópica
O medicamento já era utilizado para tratar artrite reumatoide e dermatite atópica O medicamento já era utilizado para tratar artrite reumatoide e dermatite atópica

A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) aprovou a incorporação do medicamento baricitinibe para tratar casos graves de Covid-19 de pacientes hospitalizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão da recomendação ocorreu durante reunião extraordinária na quarta-feira (30).

O medicamento já era utilizado para tratar artrite reumatoide e dermatite atópica, e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em setembro de 2021 o uso de baricitinibe também para tratar pacientes adultos infectados pelo coronavírus que estão internados e que precisam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

Segundo o relatório desenvolvido pela Conitec, o baractinibe é um medicamento que atua sobre o sistema imune e auxilia no processo de recuperação de quadros inflamatórios causados pela ação da interleucina-6 (IL-6). Essa substância, que está ligada a reações inflamatórias relacionadas a diversas doenças, também está presente em níveis elevados nos casos mais graves de Covid-19.

De acordo com a farmacêutica Eli Lilly, responsável pela fabricação da droga, o baricitinibe reduz em até 38% a mortalidade dos pacientes hospitalizados com Covid-19. O dado é de um estudo clínico realizado em diversos países, entre eles o Brasil, que avaliou o uso de 4 mg do medicamento em comparação com o placebo.

A administração recomendada do remédio deve ser feita com um comprimido de 4 mg, uma vez ao dia, durante 14 dias ou até a alta hospitalar do paciente. Segundo o laboratório, o uso do baricitinibe para tratar a Covid-19 está autorizado em 15 países, incluindo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.