Senado aprova projeto que libera inibidores de apetite
Senadores aprovaram projeto de decreto legislativo que susta proibição da Anvisa
Saúde|Agência Estado, com o R7

O Senado concluiu na tarde desta terça-feira (2), a última votação do projeto que libera a produção e venda de inibidores de apetite no Brasil. Os senadores aprovaram um projeto de decreto legislativo que susta a proibição imposta pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aos medicamentos em 2011.Esse tipo de projeto, diferentemente das leis, não precisa receber sanção presidencial para entrar em vigor. Precisa apenas ser promulgado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), na próxima reunião conjunta da Câmara e do Senado.
O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em abril deste ano. O autor da proposta é o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), que é candidato a vice-presidente da República na chapa de Marina Silva.Na justificativa do texto, Albuquerque argumentou que a liberação dos inibidores de apetite é importante para o tratamento da obesidade e de doenças correlatas. Para ele, em muitos casos, apenas dietas e exercícios não produzem bons resultados no tratamento.
De acordo com Beto Albuquerque, "a proibição da produção e comercialização dos medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol e a permissão altamente restritiva para o uso da sibutramina causaram grande insatisfação entre a classe médica, constituindo-se num retrocesso ao tratamento dos obesos no País".
Remédio para emagrecer pode causar insônia, dores de cabeça e até infarto, afirmam médicos
Na sessão desta terça-feira, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) saiu em defesa da proposta do colega, assim como a maioria dos senadores. Para Valadares, a Anvisa extrapolou sua competência ao editar a resolução 52 de outubro de 2011, que proibiu a produção e a venda, mesmo sob prescrição médica, dos inibidores que ajudam no emagrecimento.O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, falou contra o projeto.
— A inibição do apetite não é o centro do tratamento da obesidade, mas sim a dieta, as atividades físicas e, complementarmente para aqueles que têm dificuldade em fazer dieta, um inibidor de apetite que não necessariamente é derivado da anfetamina. Eu não me sinto em condições de tomar essa decisão e não acho que os senadores deveriam se sentir a condição de liberar qualquer medicamento que foi objeto de proibição após análise aprofundada.
Após tomar sibutramina, chefe de cozinha se sentia "irritada com tudo"
Para o 1º secretário do CFM (Conselho Federal de Medicina), Desiré Callegari, "a liberação dos inibidores de apetite é uma vitória para a população obesa".
— O País vive uma epidemia de obesidade e há poucos produtos para combater a doença. Muitas vezes apenas exercício físico e alimentação saudável não são suficientes para o emagrecimento e, mesmo com a proibição da Anvisa, muitas pessoas recorreram ao mercado negro para comprar o medicamento podendo prejudicar a saúde. Dessa forma, defendemos a liberação dos inibidores com controle da Anvisa e também do especialista que acompanha o paciente.
A reportagem do R7 também entrou em contato com a Anvisa que, por meio de nota, informou que "a volta dos medicamentos anorexígenos femproporex, mazindol e anfepramona às farmácias e drogarias não será imediata. Isso porque os registros desses anfetamínicos estão cancelados".
Além disso, o órgão ressaltou que "deve ser proposta uma nova resolução para que a venda da sibutramina continue com regras rígidas e para que os anfetamínicos só voltem ao mercado após apresentarem estudos de efetividade e segurança".













