Simulador de exame de próstata ajuda estudantes de medicina a aperfeiçoarem o procedimento
Robô "Patrick" conversa com o aluno e oferece reações em tempo real ao seu desempenho
Saúde|Do R7

Estudantes de medicina da Universidade da Flórida receberam recentemente um simulador de exame de próstata que vai ajudá-los a praticar os de procedimentos sem se arriscar a ferir nem incomodar nenhum paciente.
De acordo com informações do Medical Daily, o robô “Patrick” tem diversos sensores de força integrados em seu interior que tem a função de alertar o estudante quando ele estiver sendo muito agressivo, e oferece um relatório ao final do exame sobre o desempenho do aluno.
"Fratura" no pênis pode levar à impotência sexual, explica especialista
Um software instalado no equipamento ainda permite que o robô converse com o aluno, falando sobre seus medos e preocupações sobre o exame de próstata, segundo relatou o idealista do projeto, Lok Geekosystem.
Pesquisas mostram que a relação e abordagem para com o paciente em exames íntimos tem efeito direto na sensação de segurança e confiança necessárias para um bom resultado do procedimento.
Ainda segundo o Medical Daily, os aplicadores do exame de próstata devem ser capazes de se comunicar com os pacientes em “um nível emocional”, ter empatia por eles e oferecer palavras de conforto, mesmo que o diagnóstico seja ruim.
Pesquisadores localizam gene que favorece resistência ao câncer de próstata
Exames para diagnóstico de câncer de próstata são oferecidos em mutirão em Campos do Jordão (SP)















