Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sistemas de saúde voltam a normalizar atendimentos após sobrecarga da pandemia, diz OMS

Países estão conseguindo suprir demandas de serviço antes interrompidas, como assistência reprodutiva e gestão de transtornos mentais

Saúde|

Sistema de saúde começam se recuperar após a Covid
Sistema de saúde começam se recuperar após a Covid Sistema de saúde começam se recuperar após a Covid

Os sistemas de saúde do mundo estão começando a se recuperar do impacto da Covid-19, segundo uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 139 países.

Os Estados informaram à organização que as interrupções de serviços devido à pandemia foram reduzidas nos últimos seis meses, mas solicitaram mais investimentos para poder concluir essa recuperação e garantir a resiliência dos sistemas sanitários no futuro.

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

O diretor de serviços integrados de saúde da OMS, Rudi Eggers, celebrou esses dados, mas pediu para "continuar suprindo esta lacuna para recuperar totalmente os serviços de saúde" completamente.

A organização considerou que a pandemia acelerou a implementação de medidas de telemedicina, atendimento domiciliar ou autocuidado para os pacientes.

Publicidade

Nos últimos seis meses, o percentual de serviços interrompidos não chegou a 25% em 84 dos países pesquisados ​​pela OMS.

A maioria dos países relatou uma recuperação parcial nas áreas de serviços de saúde sexual e reprodutiva, materna, neonatal, infantil e adolescente, nutrição, imunização, doenças transmissíveis e negligenciadas, gestão de transtornos mentais e neurológicos ou cuidados com os idosos.

Publicidade

Apenas 18 países interromperam sua cadeia de suprimentos médicos no ano passado, cerca de metade do número de 2022.

Sobre a integração dos serviços contra a Covid-19 nos sistemas sanitários, a OMS indicou que mais de 80% dos países já incluem em seus serviços habituais a vacinação, testes de diagnóstico e tratamento das condições pós-doença.

No entanto, a grande maioria dos países relatou barreiras ao acesso a métodos essenciais de tratamento e prevenção da Covid.

O que você pode fazer para reduzir o risco de ter câncer colorretal

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.