Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Sou alérgica ao meu próprio suor'. Entenda a alergia à água

Niah Selway sente dores ao tomar banho, chorar ou suar; especialista afirma que existem 50 casos no mundo e que problema pode ser tratado

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Tomar banho se tornou uma tarefa difícil para Niah Selway
Tomar banho se tornou uma tarefa difícil para Niah Selway Tomar banho se tornou uma tarefa difícil para Niah Selway

Sentir dores todas as vezes em que começa a chorar, suar, tomar banho e até para fazer xixi já faz parte da rotina da YouTuber britânica Niah Selway, 21. Há quatro anos, ela descobriu que sofre de alergia à água, uma condição rara. "Tomar banho dói, isso me deixa muito dolorida. Eu também sou alérgica ao meu próprio suor, então se eu suo, também dói. Até o meu próprio xixi me faz sentir dores", afirma Niah em um vídeo em seu canal no YouTube.

Segundo a alergista Rosana Agondi, membro da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), a literatura médica descreve cerca de 50 casos de urticária aquagênica — a alergia à água — em todo o mundo.

Leia também: Urticária crônica pode afetar rotina, mas existe tratamento

Rosana afirma que a urticária é formada por lesões elevadas e avermelhadas na pele que apresentam coceira e demoram algumas horas para desaparecer. Algumas vezes, a urticária pode ser acompanhada por um angiedema — inchaço que ocorre em camadas mais profundas da pele.

Publicidade

Em seu vídeo, Niah afirma que seu caso é um pouco diferente, apresentando dores e sensação de queimação na pele em vez de coceira. A alergista afirma que, nas urticárias, de maneira geral, não é comum sentir dores, mas coceira e incômodo.

Saiba mais: Por que o mundo está ficando cada vez mais alérgico a alimentos

Publicidade

No caso da britânica, trata-se de uma urticária crônica induzida, ou seja, ocorre de maneira persistente por mais de seis semanas e possui um fator de estímulo para desencadear a reação da pele, no caso, a água. 

De acordo com a alergista, pesquisas afirmam que esse tipo de urticária ocorre porque o organismo passa a produzir anticorpos contra determinados componentes do próprio organismo.

Publicidade

Veja também: Esofagite Eosinofílica: alergia é confundida com trauma psicológico

Porém, a urticária não se aplica a tomar água. "Na urticária aquagênica, o contato da pele com a água desencadeia a reação alérgica, independentemente da temperatura, mas a pessoa pode beber água. As mucosas não apresentam essas reações", afirma Rosana.

Rosana classifica o problema como incômodo, visto que a condição interfere na qualidade de vida. "Basta uma gota de água na minha pele para que, entre 10 e 15 minutos, minha pele comece a reagir. As dores costumam durar três horas. Imagine você ter que sentir dores intensas durante três horas e de maneira ininterrupta", conta Niah em seu vídeo.

Saiba mais: Alergia alimentar: 'Por que um beijo pode me matar'

A alergista afirma que é possível fazer o tratamento com uso diário de anti-histamínicos de segunda geração, pois apresentam menos efeitos colaterais e têm maior duração, podendo perdurar todo o dia.

"O tratamento é contínuo e a maioria das pessoas que precisam fazer esse tipo de tratamento responde bem. Caso necessário, os alergistas podem adequar a dose para que os efeitos sejam melhores. Com o tratamento, a urticária pode entrar em remissão", explica Rosana.

Confira abaixo o vídeo em que Niah Selway esclarece seu problema:

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Deu coceira? Pode ser sinal de um problema mais grave:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.