SP: 'Dia D' de vacina contra pólio e multivacinação ocorre neste sábado 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h; além disso, 190 postos volantes estarão espalhados pela capital paulista

Objetivo da campanha é colocar vacinas das crianças em atraso em dia

Objetivo da campanha é colocar vacinas das crianças em atraso em dia

Jefferson Peixoto/Secom/Fotos Públicas

Neste sábado (17) será realizado o "Dia D" de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação na cidade de São Paulo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h. Além disso, 190 postos volantes estarão espalhados pela capital paulista para intensificar a imunização.

O objetivo é incentivar crianças e adolescentes até 15 anos a tomar a vacina contra a poliomielite e outras que estejam pendentes na caderneta de vacinação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Leia também: Estudo liderado pela OMS afirma ineficácia de 4 antivirais contra a covid-19

A lista com os locais para vacinação pode ser encontrada neste link.

A secretaria afirma que todas as medidas de segurança contra a covid-19 serão tomadas nos locais de vacinação.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, ou seja, a doença está erradicada no país há 30 anos, inclusive devido aos constantes esforços de vacinação. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988.

Nenhuma das vacinas obrigatórias do Calendário Nacional de Vacinação, que incluem sarampo e fabre amarela, a crianças até um ano alcançou a meta de cobertura em 2019. A cobertura vacinal no país vinha caindo desde 2011, segundo o ministério, mas foi a primeira vez em 25 anos - desde que os dados são contabilizados - que o o país não atingiu a meta de vacinação de 95% em nenhuma das 15 vacinas.