SP vai incentivar filho a levar o pai no médico para fazer check-up
Exames preventivos e consultas poderão ser agendados, por telefone, para os sábados
Saúde|Do R7

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança nesta segunda-feira (31) com a presença do governador Geraldo Alckmin, o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, que pretende realizar aproximadamente 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos de idade em todo o Estado. A campanha de prevenção e promoção de saúde irá incentivar os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico.
Todo paciente interessado será atendido aos sábados e poderá agendar por telefone, no mês de seu aniversário, os exames e consultas, sem a necessidade de prévio encaminhamento.
O atendimento será realizado em 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado de São Paulo e dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passará por uma consulta de enfermagem que envolverá avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo.
Estudo sugere que comer peixe é receita de longevidade
Para o sábado seguinte será agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso o paciente apresente alguma anormalidade, será encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento já dentro da rotina de atividades comuns do AME.
Segredo do envelhecimento saudável está na alimentação, diz geriatra
Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, na capital paulista, mostrou que 60% pacientes masculinas que ficam doentes só buscam tratamento quando as doenças já estão em estado avançado, quadro que se explica pela baixa procura por exames preventivos e consultas regulares.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, David Uip, "o agendamento aos sábados é justamente para facilitar o atendimento preventivo a esses homens, sem danos à suas rotinas de trabalho durante a semana".
— O programa também foi pensado como um apelo aos filhos e parentes de modo geral, para que estimulem essa visita ao médico.
O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Os AMEs envolvidos no programa funcionarão aos sábados das 7h até, no mínimo, 13h, a partir do próximo final de semana. Para o agendamento, basta ligar gratuitamente para 0800-779-0000 a partir de hoje. Os AMEs oferecem atendimento regional, e os pacientes devem sempre procurar a unidade mais próxima de sua cidade.
No caso da região de Registro a referência é o AME Praia Grande e no interior, o Ame Franca é referência para os pacientes da região de Ribeirão Preto.