Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP São Carlos cria extrato de açafrão que mata larvas do Aedes

Substância criada por pesquisadores é capaz de matar larvas do mosquito entre 3 e 48 horas; documento para uso será enviado para Anvisa

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Substância criada por pesquisadores mata larvas do mosquito em até 48 horas
Substância criada por pesquisadores mata larvas do mosquito em até 48 horas Substância criada por pesquisadores mata larvas do mosquito em até 48 horas

Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC-USP) criaram um extrato a partir do açafrão da terra (cúrcuma), que é capaz de matar larvas do mosquito Aedes aegypti entre 3 e 48 horas.

O extrato, que recebeu o nome de curcumina, é concentrado e misturado com a água, sendo aplicado nos locais de possível proliferação das larvas, como pneus e pratos de plantas.

Leia também: Mosquito com bactéria que impede transmissão de vírus será testado

De acordo com a pesquisa, o contato do extrato com a luz solar provoca uma reação química capaz de destruir as larvas, sendo mais eficaz que os larvicidas tradicionais.

Publicidade

Os pesquisadores realizaram testes em seis casas da cidade de São Carlos, interior de São Paulo, onde está localizada a universidade, durante três meses, e ressaltam o benefício do produto, por não ser poluente.

Saiba mais: Por que beber álcool aumenta a chance de ser picado por mosquitos

Publicidade

Os responsáveis pelo estudo pretendem reunir a documentação necessária até o final do primeiro semestre deste ano e encaminhar para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que o produto possa ser utilizado pelo sistema público de saúde para o controle da dengue.

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Quase mil cidades brasileiras apresentam alto índice de infestação do mosquito e podem registrar surtos dessas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 451 mil casos de dengue, 24 mil de chikungunya e 3 mil de zika até último boletim epidemiológico, de 13 de abril.

Publicidade

A incidência de casos de dengue entre janeiro e março deste ano subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Descoberta ajuda no desenvolvimento de uma nova vacina contra a dengue:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.