Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vacina contra bronquiolite é marco importante, diz especialista; doença tem maior letalidade entre idosos

VSR é o terceiro vírus mais prevalente em infecções respiratórias em adultos com 60 anos ou mais

Saúde|Do R7, com informações da Agência Estado

Vírus respiratórios podem causar infecção aguda nos brônquios (bronquiolite) e nos pulmões (pneumonia)
Vírus respiratórios podem causar infecção aguda nos brônquios (bronquiolite) e nos pulmões (pneumonia)

O parecer favorável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da bronquiolite, é considerado um marco importante por especialistas.

Na segunda-feira (4), a agência aprovou o registro do imunizante Arexvy, do laboratório GlaxoSmith Kline. A vacina será destinada, por enquanto, a adultos com 60 anos ou mais, de forma intramuscular e em dose única. A previsão é que ela chegue ao mercado brasileiro por volta de junho de 2024, primeiramente na rede privada.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


O VSR é o terceiro vírus mais prevalente em infecções respiratórias em idosos e o responsável por quadros de exacerbação de patologias respiratórias crônicas, com taxas de morbidade e mortalidade que podem ser maiores que as causadas pelo influenza nesta população.

"Uma metanálise recente estimou que 5,2 milhões de casos de VSR ocorreram em países de alta renda entre adultos com idade acima de 60 anos em 2019, levando a 470 mil hospitalizações e 33 mil mortes hospitalares", afirma Melissa Palmieri, consultora de vacinas da Alliança Saúde, grupo de referência em diagnóstico de saúde no país.


A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos pulmonares terminais, ou seja, das ramificações mais finas que servem para conduzir o ar para dentro dos pulmões. O VSR é o principal responsável pelos casos de bronquiolite e de pneumonia em crianças pequenas e idosos.

Segundo Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o VSR sempre esteve muito associado aos quadros de bronquiolite na infância, mas observa-se também grande impacto na população idosa. "É mais frequente entre as crianças, mas tende a ter letalidade maior entre idosos", reforça Flávia.

Além do Marburg: conheça outros vírus que causam hemorragias fatais

" gallery_id="62deffb9ca90845b1c00044a" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/vacina-contra-bronquiolite-e-marco-importante-diz-especialista-doenca-tem-maior-letalidade-entre-idosos-06122023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.