Variante Ômicron já é predominante no Brasil, diz site
Segundo a Our World in Data, plataforma de dados ligada à Universidade de Oxford, a cepa corresponde a 58% dos novos casos
Saúde|Do R7
A variante Ômicron já predomina entre os novos casos de Covid-19 no Brasil, segundo o site Our World in Data, plataforma de dados ligada à Universidade de Oxford. O levantamento diz respeito a dezembro de 2021, quando os casos da nova cepa saltaram de 0,16% no começo do mês para 58,33% no dia 27.
A Ômicron, considerada mais transmissível que as variantes anteriores, foi descoberta na África do Sul em novembro e é considerada de alta preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por conter múltiplas mutações.
Leia também
O Brasil tem registrado um aumento de novos casos da doença desde a semana do Natal, início das confraternizações de fim de ano, quando a média móvel saltou de 3.415 no dia 20 de dezembro para 12.467 na última quarta-feira (5), segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Já a média móvel de óbitos segue abaixo de 100.
Na terça-feira (4), os Estados Unidos quebraram o recorde mundial de novos casos diários ao registrar 1 milhão em 24h. O país vive uma nova onda causada pela variante Ômicron e, apesar da alta no número de infecções, as mortes tiveram queda de 10% na última semana.