Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Varíola do macaco: Ministério da Saúde envia à Anvisa pedido para análise de medicamento

Caso seja aprovado para uso, o tecovirimat será destinado a tratar pacientes com risco de desenvolver quadros graves da doença

Saúde|Do R7

Ainda não há nenhum medicamento específico para varíola do macaco aprovado no Brasil
Ainda não há nenhum medicamento específico para varíola do macaco aprovado no Brasil Ainda não há nenhum medicamento específico para varíola do macaco aprovado no Brasil

O Ministério da Saúde enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na terça-feira (23), um pedido de análise do medicamento tecovirimat, do laboratório SIGA Technologies, para tratar pacientes com risco de desenvolver quadros graves de varíola do macaco.

Em nota, a agência ressaltou que deve considerar a aprovação do fármaco por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à brasileira, conforme determina a decisão do dia 19 de agosto na qual a Anvisa aprovou a importação excepcional de vacinas e medicamentos para controlar o surto de monkeypox no Brasil.

“Nessa análise a Anvisa confirmará se as características essenciais do medicamento são as mesmas aprovadas pela AREE, tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações terapêuticas, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações”, diz o comunicado enviado à imprensa.

A avaliação será feita pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa, e a decisão será deliberada pela diretoria colegiada da agência em um prazo de até sete dias úteis.

Publicidade

O princípio ativo do tecovirimat (o nome comercial é Tpoxx) foi aprovado pela FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos) dos Estados Unidos em 2018 para tratamento de varíola humana, doença que, embora erradicada em todo o mundo, permanece como ameaça de ser usada como arma biológica.

Trata-se de um antiviral desenvolvido estrategicamente, mas que nunca teve a eficácia testada em humanos, já que o vírus da varíola não circula mais há décadas.

Publicidade

A Anvisa também recebeu na terça-feira um pedido do Ministério da Saúde para analisar uma vacina capaz de combater o vírus monkeypox. A pasta quer a liberação sem a necessidade de registrar o imunizante.

Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.